Os filmes saíram das salas de cinema localizadas nos centros comerciais do Porto e instalaram-se na baixa da cidade há cinco anos. A celebração do quinto aniversário da iniciativa – do festival de cinema Porto/Post/Doc – é assinalado com onze sessões, entre 3 e 31 de maio, no Cinema Passos Manuel.

O “Há Filmes na Baixa!” começou com o objetivo de trazer a 7ª arte de volta ao centro do Porto, contou Sérgio Gomes, um dos diretores do festival, que define o projeto como “um êxito”, uma vez que alcançaram o objetivo inicial. Sérgio Gomes destacou também o público habitual que as várias atividades promovidas conseguem atrair.

Para os próximos cinco anos pretendem continuar, “de forma sustentada, a aumentar o número de sessões, para aumentar o número de espectadores, trazendo ao centro da cidade o cinema de autor, que o Porto/Post/Doc considera importante”, revelou.

Para a celebração do 5º aniversário da iniciativa “Há Filmes na Baixa” estão preparadas onze sessões que abrem a porta para o mundo contemporâneo e espelham a programação promovida pela associação na sua atividade habitual.

O cinema português estará presente na mostra. Sérgio Gomes destacou a estreia, no Porto, do filme “Árvore” (24 de maio às 19h00 e às 22h00), de André Gil Mata, que marcou presença na última edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale.

A festa de encerramento da mostra está marcada para dia 30 de maio

“Não Consegues Criar O Mundo Duas Vezes”, de Catarina David e Francisco Noronha, “Nyo Vweta Nafta” e “Barulho, Eclipse”, de Ico Costa, “Hip to da Hop”, de António Freitas e Fábio Silva, e “Soldado Milhões” (15 de maio às 22h00), de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão Costa, são as outras películas portuguesas que vão ser exibidas durante a mostra.

O evento vai contar ainda com a presença de duas personalidades do cinema internacional, quem vêm apresentar os seus filmes: Sebastián Pose e Philipp Hartmann. O primeiro introduz “Queulat Diaries” – documentário sobre o artista Rafael Yaluff que se estreia mundialmente no Porto – e o segundo “66 Kinos”, uma visita por sessenta em seis salas de cinema alemãs. A exibição dos filmes ocorre a 3 e 16 de maio, respetivamente, às 22h00.

A programação da mostra completa-se com “Faithfull”, de Sandrine Bonnaire , “Why It’s Difficult to Make Films in Kurdistan”, de Ebru Avci, “Persépolis”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, e “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

O Cinema Passos Manuel recebe também a festa de encerramento do “Porto/Post/Doc: 5 anos de Há Filmes na Baixa!”. Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) e Nitronious (Monster Jinx) vão estar a cargo da celebração que se realiza a 30 de maio.

Sérgio Gomes adiantou que a comemoração vai ser marcada por uma conversa – após uma sessão especial do filme “Persépolis” – com o representante da comunidade islâmica do Porto e um sociólogo, na qual se vão “debater um pouco as questões dos direitos da mulher, da liberdade”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro