A Universidade do Porto (UP) acolheu, esta quarta-feira, o Campeonato Nacional Universitário de Remo do qual saiu como grande vencedora ao conquistar sete medalhas: quatro de ouro (em cinco possíveis), uma de prata e duas de bronze.

Na prova de skiff feminino, as pupilas de Ricardo Cardoso, treinador da UP, Joana Branco e Eveline Wouters, alcançaram o “ouro” e “bronze”, respetivamente. Com a prata ficou Joana Leão, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).

No skiff masculino, Pedro Menezes foi também campeão pela Universidade do Porto; em segundo lugar ficou Ricardo Russo, remador da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (AEFA) e, em terceiro, Diogo Almeida, do Politécnico do Porto (IPP).

Na prova de double scull ligeiro, as remadoras Inês Oliveira e Joana Branco conseguiram o primeiro lugar do pódio. Para trás – segundo lugar – ficaram as atletas Ana João Ferreira e Rita Ferreira, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e, em terceiro, Joana Martins e Maria Loura, da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

Na prova masculina da mesma categoria, os atletas João Varela e Miguel Menezes ficaram em terceiro lugar. Os remadores da UP perderam o “ouro” para a dupla da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), André Marques e Pedro Vítor. Com o segundo posto, ficaram Diogo Almeida e Hugo Ardions, do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Na prova de quadri scull as duas equipas da UP subiram ao pódio, com o primeiro e segundo lugares. João Varela, Miguel Menezes, Pedro Menezes e Ricardo Castro foram os vencedores do “ouro” e Diogo Alves, Manuel Ferreira, Leonardo Rodrigues e Pedro Ferreira, da “prata”. Pelo IPP remaram os atletas Hugo Ardions, Henrique Tavares, João Dias e Pedro Pereira que ficaram com o “bronze”.

Classificações das provas

Skiff feminino
1°lugar – Joana Branco – UP
2°lugar – Joana Leão – AEIST