Foram 19 as figuras que passaram pela liderança da reitoria da Universidade do Porto (UP) nos últimos 107 anos. O vigésimo vai ser conhecido esta sexta-feira (27). O JPN aproveita a ocasião para conhecer um pouco melhor os homens que fizeram a história do cargo.

Homens na casa dos 60 anos e letrados, assim se podem caraterizar as personalidades que estiveram à frente da UP até agora. À exceção de um juiz, todos os reitores exerceram como professores.

Nos últimos anos, a abundância de engenheiros no cargo de reitor também se tem verificado. Os últimos quatro reitores foram todos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a maior faculdade da instituição.

Com base no perfil dos 18 reitores que precederam Sebastião Feyo de Azevedo, atual reitor da UP, o JPN destaca do conjunto algumas personalidades que marcaram a história da universidade. A cronologia completa pode encontrá-la abaixo.

O primeiro reitor da Universidade do Porto

Francisco Gomes Teixeira foi o primeiro Reitor da Universidade do Porto. Assumiu o cargo em 1911, ano da fundação da universidade, e manteve-se à frente da instituição durante seis anos.

Considerado o mais brilhante matemático do seu tempo, Gomes Teixeira doutorou-se na Universidade de Coimbra e deu aulas na Faculdade de Matemática daquela cidade.

Dirigiu a Academia Politécnica do Porto desde 1885 e foi professor catedrático de Cálculo Diferencial e Integral. Durante o seu mandato, testemunhou a reforma do ensino médico e o “nascimento” da Faculdade de Engenharia.

Por ser a primeira personalidade a assumir a reitoria da UP, Francisco Gomes Teixeira deu nome à praça que hoje acolhe o edifício da reitoria, popularmente conhecida por Praça dos Leões.

Reitor da U.Porto no pós-25 de abril

Formado em Ciências Matemáticas e doutorado pela Universidade de Coimbra, Ruy Luís Gomes assumiu o cargo de Reitor em 1974. Na altura, o ambiente pós-revolução que se fazia sentir no país contribuiu para que o seu mandato não caísse no esquecimento.

Antes de se tornar reitor, Ruy Luís Gomes foi professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e nomeado catedrático de Física Matemática. Nessa altura, chegou a ser demitido da UP por reclamar da prisão de uma aluna pela PIDE, em 1947.

Além da profissão como docente, o antigo reitor da UP também se dedicou à vida política. Esteve preso várias vezes e, apesar de se ter candidatado a Presidente da República, o conselho de Estado recusou. Tal situação levou Ruy Luís Gomes a exilar-se na América do Sul.

Após o 25 de Abril regressou a Portugal, foi professor decano na FCUP e tornou-se reitor da UP pouco depois. Apesar de curto (1974-75), o seu mandato ficou marcado pela inauguração do edifício da Faculdade de Economia e pela criação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Alberto Amaral deu nome à maior residência da U.Porto

Alberto Amaral é doutorado em Química Quântica pela Universidade de Cambridge. No mesmo ano em que tirou o doutoramento, começou a dar aulas na FCUP.

Foi eleito reitor da UP em 1985 e manteve-se no cargo durante 13 anos. O seu mandato foi dos mais longos da história da instituição, uma vez que o renovou duas vezes, em 1990 e em 1994.

Enquanto reitor, Alberto Amaral comandou o processo de expansão da UP em três frentes: a integração da Escola Superior de Medicina Dentária e da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – mais tarde Faculdade de Belas Artes (em 1992) – e, ainda, a criação da Faculdade de Direito.

Além disso, acompanhou a construção de novos edifícios para várias faculdades, nomeadamente Ciências, Letras, Arquitetura, Desporto, Medicina Dentária e Engenharia. Atualmente é presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e dá nome à maior residência UP.

Artigo editado por Filipa Silva