Quantas bibliotecas tem a Universidade do Porto? Qual a média de idades dos docentes? Que tipo de contrato é mais comum entre os trabalhadores da Universidade? E qual é a faculdade mais feminina da UP? Questões a que os números respondem.

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é hoje a segunda maior de Portugal, com mais de 32 mil estudantes e cerca de quatro mil trabalhadores. Uma universidade onde as mulheres dominam entre funcionários e os homens entre docentes, onde as estudantes do sexo feminino estão mais presentes na Nutrição e na Psicologia e os do sexo masculino são a maioria no Desporto e nas Engenharias.

Uma instituição em que a média de idades dos docentes se aproxima a passos largos dos 50 anos, uma média que subiu três anos desde 2011. Uma universidade internacional que voltou este ano a bater o recorde de estudantes estrangeiros de mobilidade – passou pela primeira vez a barreira dos 2.400 estudantes – e que quer crescer ainda mais entre os de grau.

Nos gráficos abaixo reunimos alguns números que ajudam a caracterizar a Universidade do Porto atual.