António Sousa Pereira foi eleito esta manhã pelo Conselho Geral (CG) da Universidade do Porto para o cargo de Reitor da instituição. A informação, avançada pelo JPN, já tem confirmação oficial.

Em comunicado enviado à comunidade académica, o CG “anuncia ter elegido Reitor para o mandato 2018/2022 o Professor Doutor António Manuel de Sousa Pereira”, atual diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

O Conselho Geral manifestou ainda “a sua satisfação pela forma como decorreu o processo para eleição do Reitor da Universidade do Porto e, em particular, pelo elevado nível de qualidade das quatro candidaturas finalistas”.

De acordo com as informações recolhidas pelo JPN, a votação foi muito renhida entre o atual diretor do ICBAS e o atual reitor e recandidato Sebastião Feyo de Azevedo, que deixa assim a universidade ao cabo de um mandato de quatro anos. A eleição terá sido decidida por um voto, à primeira volta. Doze votos para o António Sousa Pereira contra 11 para Sebastião Feyo de Azevedo. O que significa que os candidatos estrangeiros não tiveram votos.

A decisão do Conselho Geral tem ainda de passar pela aprovação do Conselho de Curadores da Universidade do Porto, que se reúne pelas 15h00 desta sexta-feira para analisar e validar os resultados.

Quatro candidatos apresentaram-se na corrida ao cargo de Reitor para os próximos quatro anos: além de Sebastião Feyo de Azevedo, eleito em 2014, e de António Sousa Pereira, foram ainda a votos Peter Godman e Xose Rosales Sequeiros.

A reunião do Conselho Geral decorreu à porta fechada. O órgão é composto por 23 elementos – 12 professores, quatro estudantes, um funcionário não docente e seis personalidades externas, entre as quais o atual presidente Artur Santos Silva.

Artigo atualizado pela última vez às 13h34 de 27 de abril de 2018