António Sousa Pereira, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) desde 2004, foi eleito esta sexta-feira Reitor da Universidade do Porto (UP) para o mandado 2018-2022.

O nome do médico surgiu à frente do atual Reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, por apenas um voto na primeira volta de votação do Conselho Geral (CG), segundo informações apuradas pelo JPN.

O recém eleito só toma posse durante o verão, mas o JPN traça o perfil de António Sousa Pereira.

Quem é?

Natural de Ramalde, concelho do Porto, António Manuel de Sousa Pereira nasceu a 17 de outubro de 1961.

As relações com a Universidade do Porto começaram 18 anos depois, quando, em 1979, se matriculou no curso de Medicina do ICBAS, tendo sido bolseiro da fundação Caloust Gulbenkian durante toda a duração do curso.

Concluída a licenciatura em julho de 1985, Sousa Pereira iniciou, no ano seguinte, o Internato Geral no Hospital de Santo António. Em 1987 concluiu o Internato com passagens pelas áreas de obstetrícia, ginecologia e cirurgia.

A sua atividade pedagógica começou com a admissão como monitor na cadeira de Anatomia Médico Cirúrgica do ICBAS em setembro de 1986.

Depois de um hiato no ensino entre 1988 e 1990 para cumprir serviço militar ao ser requisitado ao Ministério da Defesa pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, António Sousa Pereira foi contratado como assistente da cadeira de Anatomia Sistemática no ICBAS, iniciando assim a sua atividade regular de docência. Na mesma altura, entre 1990 e 1991, foi eleito membro da Assembleia da Universidade do Porto em representação do corpo de assistentes.

Em 1993 defendeu a tese de doutoramento – intitulada “Bases anatómicas da depuração pleural – estudo experimental” e que teve o professor Nuno Grande como um dos arguentes – e fez provas de agregação em 2000. Em 2002 tomou posse como professor catedrático.

Foi até 2002 que exerceu a posição de presidente do Conselho Pedagógico do ICBAS, que detinha desde 1998.

Em novembro de 2004 tomou posse como Presidente do Conselho Diretivo do ICBAS, cargo que manteve até 2010. A partir daí, tornou-se diretor da instituição e presidente do Conselho Científico, cargo que manterá até tomar posse como Reitor da Universidade do Porto.

António de Sousa Pereira é ainda membro eleito pela Assembleia da República do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, mandato que se estende desde 2015 até 2020.

Quanto ao cargo que vai agora assumir, António Sousa Pereira distinguiu como uma das suas prioridades a multidisciplinaridade e colaboração entre faculdades. “É preciso quebrar as fronteiras, deitar as paredes abaixo”, disse ao JPN aquando da série de entrevistas com os candidatos ao cargo de Reitor, e que frisou na sua audição pública perante o CG, esta terça-feira.

Artigo editado por Filipa Silva