Barack Obama é o principal orador na Climate Change Leadership Porto Summit 2018. A informação foi avançada esta quinta-feira pelo semanário Expresso, segundo “fonte da organização”.

O 44º Presidente dos Estados Unidos da América sobe ao palco do Coliseu no dia 6 de julho para falar sobre os “impactos e desafios das alterações climáticas no mundo”, segundo se lê no programa do evento.

Segundo o Expresso, o ex-presidente dos EUA “deverá alertar para os impactos e desafios suscitados pelas mudanças climáticas na agricultura”. As preocupações ambientais de Obama mostraram-se quando, em 2016, ratificou o Acordo de Paris, apesar de, em 2017, os EUA terem saído do acordo pelas mãos do atual presidente do país, Donald Trump.

O próprio website da summit revela que a Climate Change Leadership Porto é uma “iniciativa de esforço conjunto entre entidades do setor público e privado que pretende consciencializar, partilhar práticas e criar ação” quanto à agricultura no que toca a políticas relacionadas com as alterações climáticas.

O semanário avança ainda que durante a cimeira será lançado o “Porto Protocol”.

Na cimeira participa também Mohan Munasinghe, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2007, Juan Verde, Presidente da Advanced Leadership Foundation e Irina Bokova, ex-directora geral da UNESCO.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro