A Metro do Porto anunciou esta quinta-feira que conseguirá evitar encerramentos de linhas até à próxima semana, a não ser que surja algum problema grave. A greve mantém-se pelo menos até 12 de maio.

Apesar de bastante condicionadas devido à greve dos trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), a Metro do Porto mantém as seis linhas em funcionamento.

Caso se verifique a indisponibilidade de veículos para assegurar o serviço em totais condições de segurança, a linha do Aeroporto (Lilás) será encerrada em primeiro lugar, seguindo-se as linhas de Fânzeres (Laranja) e Matosinhos (Azul). Na página do Facebook, a empresa garante que “a necessidade de encerramento de alguma linha será atempadamente comunicada e amplamente divulgada”.

Na semana passada, os trabalhadores da EMEF aprovaram a greve até 12 de maio. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário reuniu-se esta sexta-feira à tarde com a EMEF, a CP – Comboios de Portugal e as tutelas das Finanças, do Planeamento e do Ambiente mas o JPN não conseguiu obter declarações de nenhuma das partes.

Este sábado (28), às 10h00, o deputado do Bloco de Esquerda, José Soeiro, estará na estação de metro da Trindade, junto dos trabalhadores da EMEF e dos utentes do Metro “na exigência de uma solução que defenda o serviço público de passageiros”, adiantou a assessoria do partido.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro