O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa assinala-se a dia 3 de maio. No Porto, a data é marcada no dia 2 com uma conferência/debate organizada pelo Sindicato dos Jornalistas, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Leonor Ferreira, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e jornalista na TSF, explica que vão ser discutidos os desafios da liberdade de imprensa: “Vamos olhar para o passado e ver como era antes do 25 de abril e como é agora. Vamos falar dos condicionalismos, se há limites ou não à liberdade de imprensa, porque é que é tão difícil estabelecer fronteiras entre o que as pessoas acham que se pode dar como informação ou não”.

O objetivo é “que os estudantes debatam temas atuais, tirem as suas dúvidas e partilhem ideias”, reforça a jornalista.

“Este é um assunto que está na ordem do dia. Cada vez mais são conhecidas as dificuldades de comunicação por exemplo no jornalismo desportivo ou ao nível da política. Por exemplo e mais recentemente o caso das imagens do interrogatório a José Sócrates divulgadas pela Sic Notícias. São todas estas problemáticas do dia a dia do jornalista que queremos pôr os alunos a discutir e a refletir”, conclui.

Os convidados são Luís Miguel Loureiro (jornalista de investigação RTP), Manuel Fernandes Silva (jornalista desportivo na RTP), Germano Silva (historiador e investigador) e Elsa Moura (diretora de informação da Rádio Universitária do Minho). Os quatro jornalistas têm vários anos de experiência e pretendem partilhar as suas histórias e opiniões com os estudantes. A moderação ficará a cargo de Leonor Ferreira.

O debate acontece dia 2 de maio e tem início marcado para as 10h30 no Auditório Nobre da Faculdade de Letras.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro