Na noite em que começa mais uma semana académica e o FC Porto se pode sagrar campeão da Primeira Liga de Futebol, todos os caminhos vão dar ao centro da cidade e, por isso, as principais redes de transporte do Porto – Metro, STCP e CP-Comboios de Portugal – vão ter serviços noturnos e bilhetes promocionais.

A grande novidade é o aumento do número de autocarros “Vai-Vém” este ano, numa parceria que junta a Federação Académica do Porto e a STCP. A PSP também está envolvida na operação.

Metro

De 5 a 13 de Maio toda a rede do Metro do Porto tem capacidade extra e operações noturnas.

As Linhas Azul (Estádio do Dragão – Senhor de Matosinhos) e Amarela (Hospital S. João – Santo Ovídio) vão circular durante 24 horas nas noites da Monumental Serenata – de sábado (dia 5) para domingo (dia 6) – e do Cortejo – de terça (8) para quarta-feira (9).

No entanto, entre as 03h00 e as 05h00, a Linha Azul estará disponível apenas entre as estações da Trindade e da Câmara de Matosinhos e as estações de Salgueiros, Faria Guimarães e Heroísmo serão encerradas durante a noite.

Nas restantes noites, de forma a assegurar a ligação entre a baixa do Porto e o “Queimódromo”, a Linha Azul e a Linha Amarela antecipam a sua entrada em funcionamento.

A Linha Azul está aberta a partir das 05h00, na ligação Câmara de Matosinhos – Trindade (após as 06h00 é retomada a operação em toda a linha). A Linha Amarela antecipa em 30 minutos a sua entrada em funcionamento, com partidas em ambos os sentidos, às 05h30 e às 05h45, da Estação da Trindade.

Na noite de sábado, devido à possibilidade de haver maior afluência à Avenida dos Aliados caso o FC Porto se sagre campeão – se o Sporting e Benfica, que jogam nessa noite, empatarem -, a Metro do Porto colocará mais veículos a circular, apesar de ainda se sentirem as consequências da greve da EMEF.

Autocarro

A grande novidade, no que respeita aos autocarros, é o anúncio do reforço das viaturas que fazem habitualmente o serviço “Vai-Vém”, que ligam o centro da cidade ao Queimódromo de forma gratuita e que é usado por milhares de estudantes todos os anos.

A STCP anunciou, esta quinta-feira, um aumento de “25%” no número de viaturas envolvidas no “Vai-Vém”. A empresa não especifica quantas, mas ressalva que o maior número de lugares disponíveis permitirá “aos passageiros uma mobilidade mais eficiente”.

Os “Vai-Vém” vão funcionar diariamente das 22h00 às 07h00 com saídas da Trindade e do Hospital de São João rumo ao Queimódromo.

A saída na noite da Serenata é feita, excecionalmente, a partir da Reitoria da Universidade do Porto e só a partir da meia-noite.

A frequência estimada pela empresa – dependente da afluência registada em algumas paragens – é de 5 a 20 minutos.

Algumas linhas regulares da STCP vão também sofrer alterações para melhor servirem os estudantes. As linhas 200 (Aliados-Castelo do Queijo), 205 (Campenhã-Castelo do Queijo), 500 (Pr. Liberdade-Matosinhos Mercado) e 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado) e 1M (Av-Aliados-Matosinhos Mercado) vão ser prolongadas até à rotunda da Anémona.

Mas atenção: nestas é aplicável o tarifário normal em vigor na rede da empresa, sendo vantajosos sobretudo para quem detenha, por exemplo, um passe de rede geral.

A linha 501 (Aliados-Matosinhos Praia) também serve esta zona.

As linhas 200 e 205 começam a recolher passageiros mais cedo do que em horário normal. Para estas linhas, o melhor será consultar no site da empresa os horários aplicáveis.

Comboio

A CP – Comboios de Portugal tem bilhetes a 2 euros, ida e volta, com origem em qualquer estação da rede urbana – Linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco – e destino a Porto São Bento, a partir de sábado (5) até domingo (13) nos eventos abaixo referidos:

• Monumental Serenata – válido a partir das 12h00 do dia 5 de maio e até às 12h00 do dia 6 de maio;
  • Noites da Queima das Fitas – válido mediante apresentação de documento de identificação e ingresso para a Queima das Fitas do Porto, no dia nele indicado, e até às 12h00 do dia seguinte;
  • Missa da Bênção das Pastas – válido para viagens com início na manhã de domingo, 6 de maio, e até ao final desse dia.

Os títulos promocionais já podem ser adquiridos nas bilheteiras da CP, nas máquinas de venda automática ou a bordo do comboio, se no local de embarque não existir nenhum dos meios de venda atrás referidos.