Embora o FC Porto se possa sagrar campeão nacional já este fim de semana, a receção na Câmara Municipal do Porto só acontecerá após o jogo da última jornada, a 12 ou a 13 de maio – confirmou fonte da autarquia ao JPN na sequência da notícia avançada pelo “Expresso”.

A equipa portista pediu a antecipação para 12 de maio do encontro com o Vitória de Guimarães, agendado para dia 13, mas a decisão ainda está dependente dos resultados dos jogos da penúltima jornada.

De acordo com os Regulamentos de Competição da Liga Portugal, apenas estão obrigadas a jogar, no mesmo dia e à mesma hora, as equipas envolvidas na mesma decisão, quer seja permanência, despromoção ou acesso às competições europeias, situação que não se coloca caso o FC Porto conquiste o título nacional este fim de semana.

O FC Porto defronta o Feirense em casa, este domingo (6), mas se na noite de sábado o Sporting e o Benfica empatarem, os dragões colocam um ponto final no jejum de quatro épocas sem títulos –  o mais longo dos quase 36 anos de Pinto da Costa como presidente do clube.

15 anos sem subir à varanda dos Paços do Concelho

Desde 2013 – ano em que Rui Rio deixou a Câmara Municipal do Porto – que o FC Porto não vence o campeonato nacional. Em 2018, 19 anos após a equipa ter sido pentacampeã, os dragões podem voltar a celebrar a conquista da varanda da Câmara do Porto.

Pinto da Costa e Rui Rio estiveram de costas voltadas desde o início do mandato do ex-autarca, em 2002. Rio sempre quis manter distância entre a política e o futebol e por isso durante os 11 anos em que esteve à frente da Câmara, o FC Porto não entrou na autarquia para festejar os títulos –  dos quais se contam cinco campeonatos, cinco taças de Portugal, uma taça UEFA e uma Liga Europa.

Artigo editado por Filipa Silva