Tempo seco e temperaturas amenas. As condições atmosféricas previstas para a semana da Queima das Fitas do Porto, que começa este sábado, são favoráveis aos estudantes.
Segundo Bruno Café, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “os próximos dias serão de céu nublado ou limpo, a começar já no sábado”, em cuja noite os estudantes celebram a Monumental Serenata.
Na segunda-feira, o especialista afirma “existir a possibilidade, ainda que reduzida, de ocorrerem períodos de chuva fraca durante a noite.”
Já o dia do Cortejo Académico, marcado para terça-feira, Bruno Café prevê que passa “começar muito nublado ou com chuviscos nas primeiras horas da manhã”. Ainda assim, esta previsão não se irá arrastar durante a tarde, nem aos restantes dias da semana que estarão livres de precipitação.
Este fim de semana, as temperaturas vão subir. “O sábado e o domingo deverão ser os dias com as temperaturas mais elevadas, a rondar os 24 graus de máxima e os 13 graus de mínima”, indica o meteorologista do IPMA.
O início da semana será marcado por uma “pequena descida da temperatura máxima”, com os valores a rondarem os 20 graus. Já as temperaturas mínimas vão continuar nos 13 graus.
Nos restantes dias “não há grandes alterações em termos de temperaturas”, assegura Bruno Café. Ainda assim, o especialista relembra que “as previsões a mais de cinco dias têm uma incerteza elevada”, pelo que estão permeáveis a alterações.
As condições atmosféricas poderão ser consultadas em maior pormenor no site do IPMA.
Artigo editado por Filipa Silva