O programa é vasto e estende-se por mais de quatro semanas. As Festas do Senhor de Matosinhos arrancam esta sexta-feira, 11, e só terminam a 3 de junho.

Pelo meio, há dezenas de atividades no programa que incluem música, teatro, literatura, cinema, Zés Pereiras, exposições, entre outros eventos.

Os cabeças de cartaz no capítulo dos concertos são Richie Campebell, que atua a 17 de maio, e Aurea que sobe ao palco instalado no Jardim da Biblioteca Florbela Espanca no dia seguinte. Ambos a partir das 22h00.

Para sábado, 19, está agendado o tradicional e popular fogo-de-artifício que este ano, de acordo com a Agência Lusa, apresentará uma inovação tecnológica. Ao longo de cerca de 20 minutos serão produzidos mais de 26 mil disparos por minuto.

Outra das apostas da organização, a cargo da autarquia local, é a de um novo percurso para melhorar a circulação dos milhares de visitantes.

Encontro de coros e de tunas, serenatas, folclore, exibição de curtas-metragens ou uma noite dedicada ao hip hop são outras da atividades incluídas no programa.

A organização anunciou também esta quarta-feira que a recolha seletiva dos resíduos produzidos no recinto vai ser feita pela LIPOR com parte da recieta gerada a reverter para a Casa do Kastelo, que o JPN visitou em março.