A Queima das Fitas do Porto de 2018 recebeu mais duas atuações musicais no quinto dia do cartaz. Os Calema abriram o espetáculo musical com ritmos africanos e Jojo Todyinho encerrou com o fenómeno do momento “Que Tiro foi Esse?”.

“Experiência única” e a vontade de regressar

Os Calema foram os primeiros a atuar. No meio de muito entusiasmo por parte do público – em especial o feminino – os artistas desceram algumas vezes do palco para irem cumprimentar os fãs, que ansiavam por um abraço ou uma foto com os artistas. A afluência ao concerto foi crescendo à medida que o tempo passava.

António Mendes Ferreira, dos Calema, diz que foi com entusiasmo e ansiedade que receberam o convite para atuar no Queimódromo.

O vocalista e um dos elementos que forma a dupla não escondeu o agrado pela envolvência num concerto em que o público “cantou [com eles] todas as músicas”.

Os elogios à audiência não se ficaram por aqui: “O publico foi mesmo top (…) tivemos um show mesmo presente e o público lá a participar connosco.” Sobre um eventual regresso, a resposta foi imediata: “De certeza que queremos regressar para o ano”.

Já sobre futuros trabalhos, a dupla disse que o público pode contar com novidades daqui a uns tempos. “Estamos a trabalhar em novos projetos”, disse António Mendes Ferreira, que falou em “conceitos novos” mas que, a seu tempo, “serão divulgados”.

A intensidade do público e o amor a Portugal

O concerto de Jojo Todynho atrasou-se cerca de 20 minutos. Depois de entrar, a artista fez vibrar os estudantes e propiciou um momento de interação com o público.

Desceu o palco por duas ocasiões para ir cumprimentar as pessoas que estavam nas primeiras filas. No fim do concerto, chamou o público para ir dançar e cantar novamente “Que tiro foi esse?”, tendo terminado a atuação no meio de muitos estudantes e simpatizantes presentes no palco.

Jojo Todynho Foto: Inês Moura dos Santos

Ao JPN, Jojo Todynho começou por dizer que “foi maravilhoso” atuar no Queimódromo. A artista não poupou elogios ao público que assistiu ao concerto: “Aqui o povo é intenso. Eles cantam, eles vão com tudo”.

Falou nas origens portuguesas da família que a criou e na conexão que já tem com Portugal.

“Estamos na luta para novas coisas e vem coisa boa aí”. Foi assim que Jojo falou dos novos trabalhos que se perspetivam para o futuro. A brasileira de 21 anos revelou ainda que vai regressar ao Porto em agosto e que já nos próximos dias vai atuar em Faro.

Depois dos concertos, a festa continuou no recinto. Esta quinta-feira, à noite é a vez do público vibrar ao som dos DJ’s Vladi, Jay Hardway e Headhunterz.

Artigo editado por Filipa Silva