Esta semana, o Sai de Casa tem três palavras de ordem e dois bares de rock. Aceleramos com o Rally de Portugal, dançamos ao som de Sequin e relaxamos à boleia dos Dias com Energia. A fechar, demos um salto ao novíssimo Barracuda e fomos a Campanhã onde o Woodstock ainda vive. Mas temos mais no cardápio.

1) Porto Street Stage

Esta sexta-feira, o Rally de Portugal vai invadir a Baixa do Porto. A prova, que já tinha passado pela Invicta em 2016, regressa este ano com um novo traçado e novos pontos de interesse. A classificativa do Mundial de Rally arranca às 19h00. Os pilotos saem da Sé e terminam o percurso – à segunda volta – junto à Cadeia da Relação do Porto. Há oito bancadas com cerca de 5 mil lugares sentados para quem quiser pagar para ver. Há também locais de acesso livre e várias zonas interditas ao público por razões de segurança.

2) Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus

Se estavas à espera de uma boa desculpa para visitar um museu, aproveita esta sexta-feira. A 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus e a maior parte deles aproveita a data para proporcionar descontos, visitas guiadas gratuitas, debates, concertos e múltiplas atividades. A festa prolonga-se além do dia, com a Noite dos Museus. De Serralves ao Museu do Carro Elétrico, passando pelo Museu do FC Porto ou pela Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, são muitas as instituições que aderiram à iniciativa.

3) Dias com Energia

O programa municipal, de participação gratuita, estende-se de maio a setembro, sempre aos fins de semana de manhã. Aos sábados, o Dias com Energia decorre nos Jardins do Palácio de Cristal. Aos domingos, o programa muda-se para o Parque da Cidade. Com o objetivo de promover a atividade física e o bem-estar, há aulas de Pilates, tai chi, ioga e método DeRose, ao ar livre, para fazer. Os horários podem ser consultados aqui.

4) Azeitonas na FNAC do Norteshopping

Para os fãs d’Os Azeitonas, está aí um novo álbum para conhecer e a banda vai falar sobre ele nas FNAC do Colombo (sexta-feira) e do Norteshopping (sábado). “Banda Sonora”, o quinto álbum de originais da banda do Porto, serve de mote à conversa marcada para as 21h30. Depois da conversa, que será moderada, no Porto, por Tito Couto, há lugar a sessão de autógrafos. A entrada é livre.

5) Sequin no Hard Club

E por falar em novos trabalhos, Sequin, o projeto a solo de Ana Miró, também tem na agenda uma passagem pelo Porto este fim de semana. Será no sábado, a partir das 22h30, que a cantora vai apresentar “Born Backwards”, editado a 4 de maio, no Hard Club. “Queen” foi o primeiro single, “Honey Bun” é o mais recente vídeoclip. A tour de apresentação do álbumarrancou há uma semana no CCB. Seguem-se concertos em Coimbra (26/05), Évora (07/06) e Figueira da Foz (15/06). Na Invicta,  os bilhetes custam 10 euros.

6) No cinema…

No cinema, deixamos duas sugestões, em estreia esta semana: “Nunca Estives Aqui” de Lynne Ramsay e “Human Flow”, do conhecido ativista chinês Ai Weiwei.

O primeiro tem Joaquin Phoenix como protagonista no papel de um veterano de guerra traumatizado. O filme conquistou o prémio de Melhor Ator e Melhor Agumento em Cannes há um ano.

“Human Flow” é um documentário que se debruça sobre a crise dos refugiados. Ai Weiwei viajou por 23 países à procura de histórias de coragem, resistência e adaptação.

Os dois filmes passam no Cinema Trindade, do Porto, tendo estreia marcada para esta quinta-feira. Estas e outras estreias para conferir também nos sites dos Cinemas NOS, UCI Cinemas ou ainda na Medeia Filmes.