DiscoverEU é o nome da iniciativa que vai oferecer 15.000 passes de viagem disponíveis para os jovens que queiram explorar a União Europeia (UE). Os candidatos devem ter completado 18 anos até 1 de julho de 2018, ter nacionalidade de um país da UE e estar dispostos a viajar este verão.

O objetivo da DiscoverEU é permitir que os jovens compreendam melhor a diversidade da Europa, apreciem a riqueza cultural do continente e façam novos amigos, reforçando o sentimento de identidade europeia. Em nota enviada às redações, Tibor Navracsics, Comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou que a iniciativa oferece aos jovens uma experiência “que nenhum livro ou documentário pode igualar.”

Os candidatos selecionados vão poder viajar sozinhos ou em grupos de cinco pessoas. A maior parte das viagens serão feitas de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem, em casos especiais, utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro ou o ferry, ou, excecionalmente, o avião.

As candidaturas podem ser feitas aqui. Os jovens candidatos terão de responder a cinco perguntas relacionadas com o Ano Europeu do Património Cultural 2018, as iniciativas da UE para os jovens e as próximas eleições para o Parlamento Europeu. Por último, terão de responder a uma pergunta adicional sobre quantos jovens pensam que se candidatarão à DiscoverEU.

Uma vez selecionados, os participantes terão que começar a viagem entre 9 de julho e 30 de setembro de 2018. A viagem pode durar até 30 dias e incluir entre um e 4 destinos no estrangeiro.