Se a cevada não é o melhor cereal, é, pelo menos, o mais alegre: é a partir da fermentação deste grão que se produz a cerveja. Mais de 50 cervejeiras vão invadir a cidade do Porto, de 13 a 16 de junho, para o Porto Beer Fest, um evento que toma de assalto os Jardins do Palácio de Cristal.

Em prova vão estar mais de 300 variedades de cerveja com origem nacional, mas também do País Basco, Catalunha, Galiza, Estónia, Estados Unidos da América, Bélgica, Noruega, Inglaterra e Luxemburgo.

Este ano há cervejas para celíacos, isentas de glúten, outras elaboradas a partir de mostos de uvas (Grape Ales) e também sidras e hidromel com bases de frutas.

Mas nem só de bebidas se faz o Porto Beer Fest, a programação gastronómica da iniciativa promete trazer “uma nova geração de produtores e criadores de novos produtos alimentares baseados na tradição artesanal portuguesa, harmonizados com cervejas: novos fumeiros e fumados, queijaria e padaria artesanal, tremoçaria, torrefação e mistura de cafés, conserveiras”.

Na última edição, 40.000 pessoas passaram pelo evento. Para 2018, a organização prevê ultrapassar este número, dada “a enorme visibilidade e interesse que desperta na cultura cervejeira europeia e na consolidação do evento na cidade o qual se tornou num dos mais referentes eventos da cidade”.

De quarta a sexta-feira (13 a 15) o evento arranca às 17h00 e termina às 00h00. No sábado (16), o Porto Beer Fest abre portas às 13h00 e encerra às 00h00.

Beber e pedalar: É possível?

Tiago Falcone acredita que sim. O cervejeiro brasileiro é responsável pelo projeto Pedlar World Beer Cycling Tour: uma volta ao mundo solitária em bicicleta.

Em cada país por onde passa, Falcone realiza uma produção cervejeira com uma marca local. Portugal é o 15º país desta aventura, onde o brasileiro produzirá também uma cerveja. As vendas vão reverter a favor de uma associação de manifesto para os direitos viários do ciclista.