A Bélgica venceu a Inglaterra, esta sexta-feira, no último dia de jogos a contar para a fase de grupos do Mundial da Rússia. Um golo bastou para a seleção belga garantir a vitória e, subsequentemente, o primeiro lugar do Grupo G. Já os ingleses terminam o grupo em segundo lugar e também avançam para a próxima fase.

A Bélgica apresentou-se com nove alterações para este jogo, após ter assegurado o apuramento para os oitavos de final. A Inglaterra optou por uma filosofia semelhante, fazendo oito alterações à sua equipa inicial.

A partida começou com duas oportunidades de grande perigo para a Bélgica. Aos seis minutos, Youri Tielemans atirou forte do meio-campo, mas Pickford realizou uma defesa sólida. Quatro minutos depois, Batshuay recebeu um cruzamento e cabeceou, Pickford não foi capaz de agarrar e Batshuay deu um ligeiro toque que fez o esférico rolar em direção à baliza, porém Cahill conseguiu cortar em cima da linha de golo.

A partir daqui, o jogo perdeu intensidade e foi marcado por duas equipas que não estavam muito preocupadas em atacar. A fraca intensidade acabou por provocar assobios das bancadas em duas ocasiões diferentes. O intervalo chegou sem mais nenhuma oportunidade digna de destaque.

Januzaj faz valer o bilhete

A segunda parte começou com um remate de Rashford em arco, a partir do lado esquerdo da grande área belga, que acabou por ir ao lado da baliza. Na resposta, Januzaj mostrou como se faz.

Aos 51 minutos, o extremo belga surgiu no lado direito da grande área da Inglaterra, executou movimentos técnicos que confundiram Danny Rose e permitiu a Januzaj fazer um remate em arco que não deixou hipóteses de defesa para Pickford. 1-0 para a Bélgica, através de um golo fantástico.

A partida manteve-se sempre num ritmo monótono, com apenas dois lances da Inglaterra a dar alguma energia à partida. Primeiro, aos 66 minutos, Jamie Vardy recebeu a bola e executou um passe em profundidade que isolou Rashford. O atacante do Manchester United sprintou até ficar cara a cara com Courtois e fez um remate que o guarda-redes belga acabou por defender com a ponta dos dedos. Já aos 83 minutos, um canto inglês foi mal aliviado pela defesa belga e a bola sobrou para remate de Rashford, mas Fellaini conseguiu desviar a bola para fora.

Sem muitas cerimónias, o árbitro terminou uma partida insípida que teve o golo de Januzaj como único ponto de destaque.

“Temos de estar prontos para enfrentar o Japão”

O selecionador da Bélgica, Roberto Martinez, considerou que a vitória foi “consequência de uma atuação muito boa” da sua equipa.

O técnico espanhol olhou para o futuro e realçou que a Bélgica tem de “estar pronta para enfrentar o Japão”.

“Foi um bom teste para nós”

Gareth Southgate, o selecionador inglês, achou o jogo equilibrado e um “bom teste” para a Inglaterra.  O técnico reforçou que os jogadores “têm de continuar a melhorar”.

Sobre as alterações, Southgate disse que preferiu descansar os jogadores principais para o “maior jogo da década”, referindo-se aos oitavos de final.

Ambas as equipas avançam para os oitavos de final. A Bélgica enfrenta o Japão no dia 2 de julho e faz parte do lado da tabela de Portugal. Já a Inglaterra encontra-se no lado oposto e vai enfrentar a Colômbia no dia 3 de julho.

Esta sexta-feira, é dia de descanso para todos na Rússia. Sábado arrancam a primeira fase a eliminar da competição. Às 15h00 jogam dois campeões do mundo: França e Argentina; às 19h00, é a vez de Portugal entrar em campo para defrontar o Uruguai. Os sul-americanos, que também já foram campeões do mundo, chegam a este jogo depois de uma primeira fase só com vitórias. Juntamente com croatas e belgas, ainda só sabem o que é vencer. Portugal está, claramente, interessado em quebrar essa tendência.

Calendário dos oitavos de final

sábado, 30 de junho
15h00 | França – Argentina
19h00 | Uruguai – Portugal

domingo, 1 de julho
15h00 | Espanha – Rússia
19h00 | Croácia – Dinamarca

segunda, 2 de julho
15h00 | Brasil – México
19h00 | Japão – Bélgica

terça, 3 de julho
15h00 | Suécia – Suíça
19h00 | Colômbia – Inglaterra

Artigo editado por Filipa Silva