Portugal disse este sábado adeus aos Campeonato do Mundo de 2018 após a derrota (2-1) contra o Uruguai. Os campeões europeus tiveram mais posse de bola, mas não foram capazes de a materializar. Cavani colocou a seleção celeste na frente aos 7 minutos. Na segunda parte, Pepe empatou de cabeça mas, sete minutos depois, Cavani, que acabaria por sair lesionado, marcou o golo, que deu a vitória aos uruguaios.

Uma surpresa e dois regressos ao onze das Quinas

Em relação ao último jogo da fase de grupos, frente ao Irão, Fernando Santos promoveu a estreia de Ricardo Pereira no Mundial da Rússia, abdicando de Cédric Soares. Bernardo Silva e Gonçalo Guedes regressaram à titularidade, para o lugar de Quaresma e André Silva.

Óscar Tabárez não mexeu na equipa relativamente à vitória (3-0) frente à Rússia.

Entrada prometedora

Portugal começou mais atrevido e criou o primeiro lance de perigo. Bernardo Silva cabeceou por cima. Aos 6 minutos, mais uma boa jogada da seleção portuguesa: Ronaldo rematou de fora da área, mas à figura de Muslera.

Aos 7 minutos, na primeira incursão junto à área portuguesa, os urugaios abriram o marcador. Cruzamento perfeito de Suárez, que Cavani cabeceou para golo. A dupla atacante uruguaia começou cedo a fazer estragos. Foi o primeiro golo da seleção celeste neste Mundial que não teve origem numa bola parada.

Portugal teve dificuldade em responder. Muita bola e iniciativa, mas o losango do meio-campo da seleção celeste “entupiu” todos os caminhos para a sua baliza. Aos 22 minutos, um livre rasteiro muito traiçoeiro de Suárez obrigou Patrício a uma excelente defesa.

Até ao intervalo, jogo sem emoção nem lances de perigo de ambas as partes. O Uruguai foi sempre muito sólido e coeso defensivamente e tentou surpreender a equipa das quinas em contra-ataques rápidos. Antes do apito para a pausa, Cavani aproveitou uma má abordagem de Ricardo Pereira a uma bola perdida, mas rematou às redes laterais da baliza.

Portugal entrou na segunda parte revigorado. Com bola, a seleção começou a empurrar a equipa uruguaia para junto da sua área.

Primeiro, Raphael Guerreiro tentou a sorte de longe, mas a bola passou muito por cima. Pouco depois, Portugal chegou ao empate. A seleção deu a provar aos uruguaios do seu próprio veneno: após canto curto, Raphael Guerreiro cruzou e Pepe cabeceou para o fundo das redes. Foi o primeiro golo sofrido pela seleção sul-americana neste Mundial.

No entanto, a felicidade portuguesa foi de pouca duração. Minutos depois, Cavani bisou na partida. Patrício não estava em boa posição para travar o remate colocado do avançado uruguaio.

Tudo ou nada

Muslera ainda deu arrepios à equipa sul-americana. O guardião saiu, mas não conseguiu agarrar a bola. Bernardo Silva não aproveitou a baliza aberta para restabelecer a igualdade.

Até ao fim, Portugal foi tentando de muitas maneiras penetrar a muralha celeste e forçar o prolongamento. Bernardo Silva foi a personagem principal de uma equipa com muita bola, mas sem ideias. Os remates de longe de Ronaldo e do recém-entrado Manuel Fernandes também não fizeram “cócegas” aos comandados de Óscar Tabárez.

A momentos antes do apito final, Quaresma quase foi herói, mas apenas conseguiu forçar Muslera a uma boa defesa. Rui Patrício ainda foi à área tentar um milagre, mas a sorte não sorriu à seleção portuguesa.

“Abandonar o Mundial não me parece nada justo”

Após a derrota de Portugal contra o Uruguai, que resultou na eliminação da equipa das quinas, Fernando Santos considerou o resultado injusto.

“Abandonar o Mundial não me parece nada justo. Portugal fez o suficiente para ter outro resultado, mas às vezes não acontece. Entrámos bem no jogo, conseguimos criar oportunidades mas não marcámos. O Uruguai foi à nossa baliza uma vez e marcou.”

Fernando Santos revelou ainda o que disse aos jogadores no final do encontro e afirmou que “a equipa queria mais. Os jogadores estão muito tristes. Chora-se porque todos queríamos ganhar e seguir em frente.”

Portugal despede-se assim do Mundial de 2018 com a derrota por 2-1 frente ao Uruguai. Os campeões da Europa caíram nos oitavos de final e a seleção uruguaia segue em frente na competição.

Artigo editado por Filipa Silva