Sexta-feira, dia 6 | Uruguai – França | 15h00 | SportTV 1

Dois antigos campeões do mundo abrem, esta sexta-feira, às 15h00, os quartos de final do Campeonato do Mundo de Futebol que decorre na Rússia até dia 15. E por falar em história, a dos últimos cinco duelos entre estas duas equipas não é nada famosa em golos. Apenas um. Foi marcado pela França que ganhou esse encontro, em 2013. Pouco prometedor? Talvez. Até porque o Uruguai tem-se mantido fiel a uma ideia de jogo em que a retranca é a alma do negócio. E o ataque francês, com exceção de Mbappé, tem estado pouco brilhante. Griezmann vai, contudo, defrontar dois centrais que conhece bem. Já o ataque uruguaio está em risco de não contar com Cavani. O autor do ‘bis’ que afastou Portugal da competição está lesionado e ainda não treinou desde sábado. Haverá sempre Luis Suárez.

Edinson Cavani bem festejou frente a Portugal, mas a lesão que o obrigou a sair do jogo pode impedi-lo de jogar contra a França.

Edinson Cavani bem festejou frente a Portugal, mas a lesão que o obrigou a sair do jogo pode impedi-lo de jogar contra a França. Foto: FIFA/Facebook

Sexta-feira, dia 6 | Brasil – Bélgica | 19h00 | RTP1

O duelo promete, as equipas também. Há muito tempo. O Brasil é uma promessa adiada há mais de uma década, ao passo que a Bélgica, esta Bélgica, promete desde que despontou a geração que hoje serve de base à equipa. Os europeus chegam ao jogo depois de uma incrível reviravolta diante do Japão e apresenta-se perante os “penta” campeões do mundo invencível há já 23 jogos. O Brasil tem-se mostrado consistente e apesar de se falar sempre mais do meio-campo e da linha avançada – com Neymar à cabeça -, tem sido na defesa que a equipa de Tite mais se distingue: um golo sofrido nos últimos nove jogos.

Neymar e Firmino foram os autores dos golos que afastaram o México do Mundial.

Neymar e Firmino foram os autores dos golos que afastaram o México do Mundial. Foto: FIFA/Facebook

Sábado, dia 7 | Suécia – Inglaterra | 15h00 | SportTv1

O sueco Sven-Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica e da seleção inglesa, descreve a equipa do seu país como a “campeã do mundo do espírito da equipa” e diz o técnico essa será a sua grande arma perante uma Inglaterra sedenda de voltar a ser feliz em competições internacionais. Nunca os ingleses, campeões do mundo em 1966, derrotaram os suecos em campeonatos do mundo, mas com os penáltis também havia “malapata” e a equipa de Gareth Southgate ultrapassou-a. Vai ser “bloody difficult” nas palavras do selecionador inglês, que sempre terá a ajuda do melhor marcador do torneio até ao momento: Harry Kane, autor de seis golos.

A Suécia afastou a Suíça nos oitavos de final.

A Suécia afastou a Suíça nos oitavos de final. Foto: FIFA/Facebook

Sábado, dia 7 | Rússia – Croácia | 19h00 | RTP

A fechar, a equipa da casa em quem ninguém apostava fente a uma Croácia que ganhou a pulso um estatuto na competição, sob a batuta de Modric, mas não só. A Rússia chega ao encontro galvanizada pela superação das expectativas e pela eliminação da Espanha nos oitavos de final. A Croácia, que também precisou dos penáltis para afastar a Dinamarca, vai ter de se aplicar para ultrapassar os anfitriões que já deram prova de resiliência.

Os russos nem queriam acreditar que tinham eliminado a Espanha.

Os russos nem queriam acreditar que tinham eliminado a Espanha. Foto: FIFA/Facebook