Está aberto o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para o próximo ano letivo, com um aumento ligeiro do número global de vagas (50.852, mais 14 ao nível nacional), uma diminuição de 1.066 vagas nas instituições públicas do Porto e de Lisboa – como era esperado – e um aumento em instituições fora destas cidades (+1080).

Em número, a Universidade do Minho (+136), o Instituto Politécnico de Coimbra (+131) e o de Bragança (+95) são os mais beneficiados com a política de redistribuição de vagas feita sob orientação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), apostado em “corrigir desequilíbrios territoriais” na distribuição de alunos pelo país. Em termos percentuais, é a Universidade de Évora que vê aumentar mais o volume da oferta (+8%).

As universidades do Algarve (+70), Coimbra (+68) e Aveiro (+54) também têm mais lugares.

A Universidade do Porto (UP) é, como também já se sabia, uma das nove instituições das duas maiores cidades do país a perder vagas. O corte de 5% equivale a menos 209 vagas na UP nos 52 cursos de formação inicial face ao concurso do ano passado.

De acordo com as contas do JPN, são os cursos de Biologia (-19), Economia (-15) e Ciências Famacêuticas (-12) os que mais perdem vagas.

Mantêm o números de vagas os cursos de Medicina da FMUP (245) e do ICBAS (155) e ainda os cursos de Física, Engenharia Física, Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos, Engenharia Informática e Computação, Ciências de Engenharia – Engenharia de Minas e Geoambiente, Línguas Aplicadas, Línguas e Relações Internacionais e Estudos Portugueses. Haverá, ainda, mais 10 vagas em Ciências de Computadores.

No total, a maior universidade da Invicta, segunda do país, vai abrir 3.976 vagas.

O Politécnico do Porto também vê reduzida a sua oferta formativa com menos 115 vagas. A Escola Superior de Enfermagem do Porto vai ter menos 13 vagas para oferecer.

Sendo a instituição com mais vagas no país, a Universidade de Lisboa é, por consequência, a mais afetada com os cortes determinados pelo MCTES: vai abrir menos 383 vagas.

Há 1.068 cursos com vagas abertas estando o maior número de vagas concentrado na área das Engenharias e afins (9.277/18%), Ciências Empresariais (7.607/14,7%) e Saúde (6.707/13%).

O concurso, que decorre online na página da Direção-Geral do Ensino Superior prolonga-se até 7 de agosto. Os resultados da primeira fase vão ser conhecidos a 10 de setembro.