A partir do próximo ano letivo, a Universidade do Porto (UP) vai ter sete novas unidades curriculares pensadas não para fazerem parte do programa curricular de um curso específico, mas para funcionarem de forma independente, com docentes de várias faculdades, estando a inscrição nessas cadeiras abertas a estudantes de qualquer curso da UP.

A ideia do programa “Aprende+” é promover a formação multidisciplinar e ajudar os alunos a diferenciarem o seu percurso formativo.

A escolha das formações resulta de um concurso de ideias lançado pela anterior equipa reitoral a todos os professores da instituição, estimulando-os a apresentarem propostas de cadeiras que, entre outras coisas, tivessem como meta a “aprendizagem em áreas transversais de conhecimento”.

O modelo destas formações assenta numa forte componente prática, na aquisição de competências de trabalho autónomo e na promoção do trabalho em equipas multidisciplinares.

A partir de setembro há sete cadeiras que podem já arrancar, caso tenham inscrições. O número de vagas de cada uma não é indicado, mas há uma página onde os interessados podem consultar a ficha técnica e o número de créditos das unidades curriculares. São todas semestrais e algumas já têm inscrições abertas. As primeiras são estas:

• Economia Circular
  • Culturas na Produção De Conhecimento Em Ciência
  • Educação Artística, Tecnologia e Sociedade
  • Representações, Desenhos e Imagens do Território
  • Património e Paisagem
  • Gestão, Análise e Projeto
  • Desporto e Alimentação Saudável

Nos planos, está também a abertura de um Laboratório Aberto de Experimentação Interdisciplinar, em breve e outras duas unidades curriculares: Sustentabilidade da Produção e do Consumo Alimentar (em 2019/2020) e Comunicação de Ciência para Audiências Não Especializadas, ainda sem indicação de data.