O NewsMuseum, em Sintra, acolheu, esta sexta-feira de manhã, a entrega do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”.

Na categoria “Estudante”, para a qual o JPN tinha um trabalho nomeado, venceu a reportagem “Luz ao Fundo da Europa“, da autoria de João Quesado, Eduardo Miranda, Hélio Carvalho, do jornal da Universidade do Minho, ComUM.

Já na categoria Nacional, foi o projeto “Europa 30” da RTP, com autoria de Catarina Fernandes Martins, Nuno Severiano, David Castaño e Joana Pontes, a ser galardoado.

Por fim, nos media regionais, o Diário do Alentejo foi o distinguido com o trabalho de Paulo Barriga: “A Europa no seu devido lugar”.

O Prémio “Fernando de Sousa”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, reconhece trabalhos informativos de excelência sobre assuntos europeus.

Este ano, recebeu mais de 50 candidaturas das quais foram selecionadas doze: seis para a categoria “Nacional”, três na “Regional” e outras tantas naquela reservada a trabalhos de estudantes.

Na cerimónia, que contou com a presença do comissário europeu Carlos Moedas, o jornalista Fernando de Sousa, correspondente da SIC em Bruxelas, falecido em 2014, foi homenageado com a inauguração do Arquivo Digital que passa a estar disponível no site do NewsMuseum.