Estão abertas as candidaturas ao INOV Contacto, um programa de estágios profissionais em contexto internacional, direcionado para jovens com formação superior.

Os requisitos obrigatórios para os candidatos contemplam, entre outros, fatores como a idade (até 29 anos à data do início do estágio), o domínio do inglês (certificado), não estar a trabalhar ou a estudar na altura da aceitação do convite para aceitar um estágio, ou ainda ter qualificação superior concluída ao nível da licenciatura ou mestrado integrado.

São aceites candidaturas em todas as áreas de formação, embora o programa aponte como áreas preferenciais a Gestão, Economia, Marketing, Engenharia (Civil, Mecânica, Biologia/Biotecnologia, Industrial) e Tecnologias da Informação, Redes ou Telecomunicações (incluindo Matemática Aplicada, Engenharia Informática, entre outras).

Os estágios são remunerados com o programa a assegurar a viagem de ida e volta para o destino atribuído e um subsídio de alojamento que depende do local de colocação.

EUA, Espanha, Brasil, Moçambique, China e Reino Unido representam 60% dos estágios concedidos, mas ascende aos 81 o número de países envolvidos no programa.

Em 22 edições, o INOV Contacto, com início no ano de 1997, já recebeu 54.605 candidaturas e teve 5.343 estagiários. A média de idades dos participantes é de 25 anos.

As candidaturas estão abertas até 4 de outubro deste ano. Até novembro, é feita a seleção de candidatos. A fase seguinte passa pela escolha do estágio que melhor se adequará ao perfil do estagiário. Antes de partirem para o estágio propriamente dito, há um mini-estágio, ainda em solo nacional, de uma a quatro semanas. Os estágios de 2019 vão decorrer entre fevereiro e agosto.