Fotografia
Exposição “Iconic Bowie”
Arrábida Shopping
05 de setembro a 04 de novembro

David Bowie (1947-2016) foi impressivo de várias maneiras. Bowie era música, mas também era imagem. Um ícone do século XX que ao longo de uma longa carreira, de mais de 40 anos, foi profusamente retratado. Desde esta quarta-feira, o percurso do artista que marcou gerações, e que fez da reinvenção a sua essência, pode ser visto pelo ângulo da fotografia. E não por uma lente qualquer. As fotografias são da autoria de Terry O’Neill, Markus Klinko, Norman Parkinson, Justin de Villeneuve, Milton H. Greene e Gerald Fearnley. Ao todo são 40 fotografias que vão estar expostas até 4 de novembro no Piso 0 do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia.

A curadoria foi partilhada por David Fonseca – a quem coube também a programação de alguns momentos musicais que vão acompanhar a mostra – e Cristina Carrillo Albornoz Fisac, crítica de arte da Iconic Images, responsável pela gestão deste e outros arquivos fotgráficos. A mostra é inédita em Portugal e uma boa desculpa para voltar às canções eternas do músico falecido vai para dois anos. A entrada é livre.

Música
Milhões de Festa
Barcelos
06 de setembro a 09 de setembro

O palco da piscina é imagem de marca do Milhões de Festa.

O palco da piscina é imagem de marca do Milhões de Festa. Foto: Wikimedia Commons

O número de edições ainda agora entrou na casa da dezena; fãs, esses, já estão seguramente nos milhares, mas a festa é prometida (e diz quem vai, concretizada) na escala dos milhões. O Milhões de Festa regressa esta quinta-feira para a sua 11ª edição e prolonga-se até domingo, em Barcelos, cidade com quem promete uma relação mais íntima e pessoal este ano.

Outra das novidades é mesmo o calendário, com o festival, organizado pela Lovers&Lollypops, a dar um salto de mais de um mês para fugir ao tráfego festivaleiro do pico do verão. O primeiro dia, como sempre, é gratuito, tal como o campismo e a mítica piscina, neste caso, para quem tiver bilhete. No total são quase 70 concertos cuja distribuição por palcos pode ser consultada aqui.

Os bilhetes diários custam 20 euros, os passes gerais 60. Há ainda transferes gratuitos para o recinto, a partir de ou em direção a Braga. Squarepusher, Eletric Wizard e Os Tubarões são alguns dos destaques de um cartaz que continua a distinguir-se pela essência eclética.

Teatro
Vem aí a nova temporada de teatro!
Rivoli e TeCA
06 e 07 de setembro

Depois da fotografia e da música, o teatro. Já esta quinta-feira, a partir das 19h00, o Rivoli abre as portas à cidade para apresentar a sua programação 2018/2019 e a nova imagem do Teatro Municipal do Porto, formado pelos teatros Rivoli e do Campo Alegre. A música vai ficar a cargo da designer Maria Gambina. O seu DJ set é apontado como um dos destaques da festa.

Um dia depois, nesta sexta-feira, é a vez do Teatro Nacional São João revelar o que tem para oferecer nos próximos quatro meses nos seus espaços (além do TNSJ, engloba o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória). A programação vai ser apresentada ao público a partir das 18h30 no TeCA e do que é conhecido destaca-se a subida a palco de “Otelo” (estreia a 28 de setembro), a segunda incursão de Nuno Carinhas pelo universo de Shakespeare depois de “Macbeth”, em mais uma produção própria do TNSJ.

Para pontuar o evento, o TNSJ preparou três concertos, a decorrerem no TeCA a partir das 21h00, com grupos com ligação ao teatro: Les Saint Armand – do qual fazem parte os atores António Parra e Tiago Correia –, Nicolau Pais & Os Originais e Peixe são os convidados. Os concertos, tal como a apresentação da programação, são de entrada gratuita, estando sujeito à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados a partir das 18h00.

Livros
Feira do Livro do Porto
07 de setembro a 23 de setembro

Acampar é o que mais dá vontade de fazer a partir de sexta-feira no Palácio de Cristal, tamanha é a proposta que a Feira do Livro do Porto tem para oferecer. Tudo com entrada livre. O coração da feira é a oferta livreira e essa vai estar espalhada, à semelhança de anos anteriores, por 130 stands na Avenida das Tílias. Mas há muito movimento em torno do silêncio dos livros. De debates a sessões de spoken word, passando por exposições, lições, sessões de cinema e um vasto programa educativo e de animação, não falta por onde escolher.

A propósito dos seus 50 anos de carreira, José Mário Branco é o homenageado deste ano. O cantautor participa num debate, já este sábado, a partir das 18h00, moderado por Anabela Mota Ribeiro, sob o mote: “No Princípio era a Canção”. A ligação entre a literatura e a música é, aliás, o fio que conduz a programação deste ano.

Tal como a carreira de José Mário Branco, também o Maio de 68 faz cinco décadas (e as duas estão ligadas). O francês Daniel Cohn-Bendit, figura de proa do movimento estudantil que marcou essa época, vai estar na feira, num debate moderado por Rui Tavares (sexta, 14 – 19h00).

Mário de Carvalho, Mia Couto, Afonso Cruz são alguns dos autores de língua portuguesa a passar pelo certame. Leila Slimani, a franco-marroquina autora do premiado “Canção Doce”, também está na programação, cuja versão completa pode ser consultada aqui. 285 mil pessoas passaram pela Feira do Livro do Porto no ano passado.

Música
Concertos na Avenida
07 e 08 de setembro
Avenida dos Aliados

Lá está. Mais um daqueles eventos que parecem feitos para nos lembrar que o verão está mesmo a acabar. Mas se a entrada num novo ciclo é para ser épica, nada melhor do que nos entregarmos ao outono pelos braços de uma orquestra. Ou duas, neste caso. A Câmara Municipal do Porto e a Fundação Casa da Música voltam a levar aos Aliados os Concertos da Avenida, esta sexta-feira e sábado, sempre às 22h00.

Na sexta-feira, é a Orquestra Barroca da Casa da Música a estrear-se na “sala de visitas” da Invicta e sob a batuta do conceituado violinista Dmitry Sinkovsky. As expectativas não são menores para a noite seguinte, , com Baldur Brönnimann a assegurar a direção musical da Orquestra Sinfónica da Casa da Música.

E ainda…

Dois dias dedicados à performance em Serralves, em “O Museu como Performance“, com muitas exibições para assistir na sexta-feira e no sábado; e um Piquenique Dançante Sobre a Relva, marcado para sábado nos jardins da Casa das Artes do Porto. Vai para a quarta edição e tem vários concertos para oferecer com destaque para o do brasileiro Johnny Hooker. Ambos os eventos têm entradas pagas.