Com o objetivo de “refletir criticamente sobre o aqui-e-agora que vivemos”, o Teatro Universitário do Porto (TUP) lançou uma open call à procura de materiais para uma fanzine comemorativa que espera lançar em dezembro.

A iniciativa insere-se no âmbito das comemorações dos 70 anos do TUP. “Em vez de fazer um trabalho retrospetivo ou arquivístico, preferimos utilizar o aniversário como mote e fazer o que o TUP tem feito melhor ao longo das décadas: questionar, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico, dentro e fora da produção artística”, explica ao JPN Orlando Gilberto-Castro.

Para concretizar a “S/Cismo”, o TUP desafia toda a comunidade – não só a académica – a enviar propostas até 30 de setembro: textos, desenhos, ensaios fotográficos ou outros, desde que ajudem a “estabelecer um corpo crítico de discussão sobre a condição atual do indivíduo e da sociedade”, lê-se na chamada.

“A open call é totalmente aberta a todos os interessados: quanto maior for a diversidade de contributos, melhor para a reflexão que se propõe”, nota Orlando Gilberto-Castro.

A edição desta publicação independente será única e a ideia é que seja lançada a 13 de dezembro de 2018, dia do aniversário do TUP.

“Queremos que toda a gente que tem coisas a dizer, sob a forma que for, possa fazê-lo connosco”, acrescenta o coordenador do projeto.

O Teatro Universitário do Porto foi fundado a 13 de dezembro de 1948 por um grupo de estudantes de Medicina, sob orientação do professor Hernâni Monteiro. O grupo apresenta ao público, todos os anos, criações próprias assumindo-se como um “espaço privilegiado para a experimentação teatral”. De dois em dois anos, promove também, de forma gratuita, o habitualmente concorrido Curso de Iniciação à Interpretação.

Artigo corrigido às 12h32. Orlando Gilberto-Castro é o coordenador do projeto “S/Cismo” e não presidente da direção do TUP como erradamente se referia no artigo.