O Futebol Clube do Porto regressou, esta terça-feira, ao palco onde já se sagrou campeão europeu para defrontar o Schalke 04. O jogo ficou marcado pelo equilíbrio entre as duas equipas, com uma ligeira superioridade dos alemães na intensidade física. A partida terminou empatada a uma bola e deixa as duas equipas em pé de igualdade no Grupo D da Liga dos Campeões.

Depois de um empate contra o Desportivo de Chaves, Sérgio Conceição fez regressar Brahimi, Aboubakar e Casillas à titularidade. O guarda-redes espanhol tornou-se, assim, o recordista absoluto no número de edições de Champions disputadas por um jogador, com 20 participações. O FC Porto apresentou um sistema com três médios para combater o meio-campo alemão, formado por quatro elementos. O Schalke 04 procurava quebrar a onda de maus resultados, após ter perdido os três jogos que realizou, até agora, na Liga Alemã.

O início da partida demonstrou, de imediato, o equilíbrio entre as duas equipas que iria marcar os 90 minutos. O FC Porto entrou ligeiramente melhor que os da casa, executando trocas de bola rápidas e criteriosas, que não se traduziram, contudo, em oportunidades de golo.

Aos 12 minutos, a insistência portista levou a que Naldo atingisse o esférico com a mão esquerda na grande área do Schalke 04, resultando desse lance uma grande penalidade para a equipa visitante. Chamado a converter, Alex Telles rematou rasteiro para o canto direito da baliza, mas Fahrmann previu a trajetória da bola e efetuou uma excelente defesa.

Os “dragões” reagiram bem à oportunidade falhada e continuaram um passo à frente do Schalke 04 até aos 20 minutos. A partir daí, os alemães começaram a impor a sua intensidade na partida e a ganhar a maioria das disputas pela bola. O FC Porto ficou mais desconfortável e, aos 27 minutos, isso refletiu-se numa perda de bola perto da grande área azul e branca que permitiu a Bentaleb rematar rasteiro para defesa de Casillas. Os da casa continuaram por cima até ao final da primeira parte, mas não se verificou mais nenhum momento de destaque até ao regresso aos balneários.

A segunda chance que valeu um ponto

O jogo reatou com uma oportunidade flagrante para os azuis e brancos. Livre executado por Alex Telles que entregou a bola a Otávio na ala direita, permitindo ao brasileiro cruzar rasteiro para a grande área alemã. Felipe correspondeu com um remate à queima-roupa contra o guarda-redes do Schalke 04, mesmo em cima da linha de golo. Foi a melhor jogada do FC Porto na partida.

Danilo voltou a fazer 90 minutos.

Danilo voltou a fazer 90 minutos. Foto: FC Porto/Facebook

De seguida, a equipa alemã voltou a impor a sua capacidade física no jogo e aumentou a pressão sobre o meio-campo portista. Os “dragões” não estavam a ser capazes de ganhar os duelos pela bola e Danilo Pereira foi o único capaz de corresponder à intensidade dos jogadores da formação alemã.

Este cenário culminou no golo do Schalke 04, aos 64 minutos, num contra-ataque rápido que beneficiou de falhas dos jogadores do FC Porto. Herrera perdeu a bola perto da grande área alemã, Bentaleb enviou o esférico para a frente, Serdar ganhou disputa com Danilo e lançou McKennie. O norte-americano entregou a bola a Embolo e o suíço colocou-a fora do alcance de Casillas. O Schalke estava na frente.

O FC Porto não foi capaz de reagir ao resultado adverso e continuava a ter dificuldades em aguentar a intensidade alemã. No entanto, aos 74 minutos, Marega sofreu um ligeiro toque no pé direito e caiu na grande área do Schalke 04, lance que resultou em mais um penalty para os “dragões”.  A segunda chance de marcar ficou à responsabilidade de Otávio e o brasileiro conseguiu enganar Fahrmann. Os azuis e brancos chegavam ao empate.

O FC Porto equilibrou o jogo nos últimos 15 minutos, mas optou por preservar o empate nos momentos finais. O Schalke 04 ainda chegou a assustar, porém a partida acabou por terminar, com um golo para cada lado.

Resultado “positivo, não satisfatório”

Sérgio Conceição Foto: FC Porto/Facebook

No rescaldo da partida, Sérgio Conceição considerou que os seus jogadores foram “superiores” e que o jogo “podia ter sido diferente”. Sobre o resultado, o técnico portista deliberou que foi “positivo, não satisfatório”, mas reiterou a confiança no que a sua equipa “pode fazer no futuro”.

O treinador do Schalke 04, Domenico Tedesco, não ficou satisfeito com o resultado nem com as grandes penalidades a favor dos azuis e brancos. O treinador da equipa alemã não viu “qualquer contacto” no lance do segundo penálti e admitiu estar desapontado, porque o esforço dos seus jogadores “não foi suficiente”.

Ambas as equipas ficam empatadas a um ponto no Grupo D. O Galatasaray lidera o grupo com três pontos. O FC Porto vai, agora, a casa do Vitória de Setúbal na quinta jornada da Liga NOS. Já o Schalke 04 recebe o Bayern de Munique em jogo a contar para a quarta jornada da Liga Alemã. Ambas as formações voltam a disputar jogos da Liga dos Campeões a 3 de outubro, com o FC Porto a receber o líder do grupo, ao passo que o Schalke se desloca a Moscovo para defrontar o Lokomotiv.

Artigo editado por Filipa Silva