Um metro de superfície, só que com autocarros. É isso que está previsto nascer no lado Sul da Avenida Fernão de Magalhães, no Porto, em 2020, quando estiver a funcionar o Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) que ali será instalado, de acordo com o anúncio feito pela autarquia esta quinta-feira.
Trata-se de um corredor de uso exclusivo para transportes públicos equipado com um sistema de semaforização que dará prioridade aos autocarros em detrimento dos outros veículos, em todas as interceções da via.
O corredor de dois sentidos vai estender-se do Campo 24 de Agosto até à Praça Francisco de Sá Carneiro (também conhecida como Praça Velásquez), repartido entre zonas laterais e centrais da avenida.
“Ele vai ganhar particular expressão do Campo 24 de Agosto até ao Túnel Goelas de Pau, porque efetivamente esse é para nós o principal eixo de entrada de transporte público na cidade, nomeadamente com toda a rede que vem de São Roque da Lameira”, explicou a vereadora Cristina Pimentel.
Prometem-se igualmente paragens “de última geração” nas condições de “informação, conforto e assistência à viagem do passageiro”.
Árvores e passeios largos
Mas o plano de reabilitação da Avenida Fernão de Magalhães, orçado em 5,2 milhões de euros e com conclusão prevista só para março de 2020, vai além do CAAQ.
De acordo com as explicações da vereadora Cristina Pimentel, “haverá passeios mais largos, arborização e estacionamento uniforme” numa avenida que ficará com uma configuração “diferente” da atual.
O objetivo do projeto é devolver “condições de urbanidade” a um troço com “uma enorme carga rodoviária”.
Os trabalhos preparatórios da obra devem arrancar já “na próxima semana”. Toda a intervenção tem um prazo estimado de 540 dias (ano e meio), divididos em quatro fases, correspondentes a quatro troços da via, num total de 1600 metros.
A obra vai começar de Sul para Norte. A primeira intervenção ocorrerá no troço entre o Campo 24 de Agosto e o Jardim Paulo Valada.
A obra vai, naturalmente, afetar a circulação naquele eixo havendo a garantia, dada pelo diretor municipal da Mobilidade, o arquiteto Manuel Paulo Teixeira, de que se manterá “sempre a circulação no sentido ascendente, pelo menos, numa via”.
Não há bela sem senão
E sobre os transtornos Rui Moreira, presidente da autarquia, foi claro: “não há varinha mágica que permita fazer obras sem causar entraves”, declarou aos jornalistas.
“Será garantido o mínimo de fluxo, mas precisamos que os munícipes compreendam o que é esta obra. Não é tapar um buraco. É uma obra absolutamente estrutural. Esta obra, de alguma maneira, substitui um corredor de metro, que não vamos ter. No fundo, é um corredor de metro à superfície com menor impacto e também com um custo menor, apesar de ser avultado”, disse ainda o presidente da Câmara do Porto.
Serralves também entra em obras
Até ao final de junho de 2019, a autarquia prevê lançar empreitadas de requalificação em 30 arruamentos, o que se traduz num investimento global de 10 milhões de euros.
Além da Avenida Fernão de Magalhães – de longe a intervenção mais profunda e avultada – destaca-se a obra na Rua de Serralves, “há muito reclamada” como admitiu Rui Moreira, e ainda a intervenção conjunta das rua do Bonjardim, Guedes de Azevedo e Fernandes Tomás entre a Rua do Bolhão e a da Trindade.
A lista completa de arruamentos que vão sofrer obras de requalificação são:
- Avenida Fernão de Magalhães
- Rua de Serralves
- Rua do Bonjardim
- Rua de Guedes de Azevedo
- Rua de Fernandes Tomás
- Rua de São Roque da Lameira
- Rua de Valpaços
- Rua de Vidago
- Rua de Pedras Salgadas
- Rua do Pinheiro Grande
- Rua do Lagarteiro
- Rua dos Abraços
- Rua de Camões
- Rua de S. Brás
- Rua de Faria Guimarães
- Rua D. João Peculiar
- Rua de Matias de Albuquerque
- Rua do Dr. Vasco Valente
- Bairro da Vilarinha
- Rua de 5 de Outubro
- Praceta de José Régio
- Rua de Fernando Cabral (ligação à Rua de Pedro Hispano)
- Rua de Delfim Pereira da Costa (ligação à Rua de Arpad Szenes)
- Rua do Padre Xavier Coutinho
- Rua do Abade Baçal
- Rua do Abade de Faria
- Rua das Berlengas
- Rua de Alfredo Magalhães Fonseca Cardoso
- Rua de Vermoim
- Rua do Orfeão do Porto