FC Porto e Galatasaray nunca antes se tinham defrontado a contar para jogos oficiais, pelo que os “dragões” iniciaram a história de confrontos com uma vitória.

O jogo, disputado esta quarta-feira no Estádio do Dragão, podia ter acabado com números gordos, mas acabou com uma vitória pela margem mínima do FC Porto, que assim lidera o Grupo D da Liga dos Campeões, a par dos alemães do Schalke 04.

Marega foi o autor do golo da vitória – foi o primeiro do maliano em competições europeias -, que a equipa dedicou, como prometido, a Vincent Aboubakar.

Apalpando terreno

O jogo começou com ambas as equipas a procurarem ter posse de bola. A pressão alta e intensa esteve na origem de muitas perdas de bola de ambas as partes.  O Galatasaray foi a primeira equipa a recolher os frutos desta pressão madrugadora, dispondo, logo no segundo minuto de jogo, de uma oportunidade para inaugurar o marcador. Depois de uma reposição de bola, Gumus tentou rematar de primeira, no entanto, o esférico saiu fraco e à figura de iker Casillas.

Casillas voltou a estar em bom plano.

Casillas voltou a estar em bom plano. Foto: FC Porto

O FC Porto tentou reagir a este primeiro sinal de perigo por parte dos turcos e avançou as suas linhas de pressão em busca de erros da defesa contrária. Sob a pressão portista, os turcos não descuraram e iam conseguindo sair a jogar, como foi o caso da jogada ao 13’ com Onyekuru a desmarcar-se bem pela direita e a cruzar para o coração da área onde apareceu Maxi a evitar a inauguração do marcador.

A resposta azul

A equipa portista conseguiu reagir a esta boa entrada turca no jogo com o primeiro sinal de perigo, por parte de Herrera, aos 18’, que aproveitou uma sobra de um canto mesmo à entrada da grande área para rematar à figura de Muslera, que segurou a bola sem dificuldades.

Depois da primeira ameaça, o FC Porto começou a assumir mais o jogo. Ao minuto 25, Marega cabeceou sozinho para fora depois de um grande cruzamento de Alex Telles, que se conseguiu desmarcar bem pela esquerda. Estávamos numa altura em que o FC Porto ia dispondo das melhores oportunidades. Logo no minuto seguinte, Corona fez uma jogada criativa pela direita, que acaba com um cruzamento para o segundo poste onde aparece Brahimi a rematar de primeira para a primeira grande intervenção de Muslera na partida.

À ida para os balneários, ficava a imagem de um jogo bastante disputado e digno da Liga dos Campeões.

Portistas revigorados

O FC Porto entrou da melhor forma na segunda parte, ao conseguir abrir o marcador logo aos 49’ por intermédio de Moussa Marega. O golpe certeiro, de cabeça, deu  o melhor seguimento ao cruzamento de Alex Telles.

Mesmo depois do golo, o FC Porto mantinha a pressão sobre a equipa de Fatih Terim e a ia criando várias ocasiões de perigo. Primeiro por intermédio de Alex Telles, na cobrança de um livre, a desferir um bom remate direcionado ao canto superior direito da baliza defendida por Fernando Muslera. Logo a seguir, foi a vez de Brahimi desperdiçar uma boa oportunidade criada pelo flanco direito dos azuis e brancos.

Galatasaray em busca da recuperação

A entrar para a hora de jogo, o Galatasaray parecia não conseguir encontrar-se e, por isso, tinha dificuldades em causar problemas à defesa portista. A equipa da casa ia conseguindo controlar o jogo e dispunha de boas oportunidades. Aos 66’ minutos, o FC Porto tem mais uma grande chance de ampliar a vantagem nesta segunda parte, desta feita por Otávio que rematou à figura de Muslera.

Sérgio Conceição esperou pelo minuto 69 para fazer a primeira substituição. Entrou Óliver para o lugar de Corona. A equipa começou a recolher frutos desta substituição pouco depois com um grande passe de Óliver a ver Otávio sozinho na esquerda, com o brasileiro a receber bem e a rematar cruzado. O remate acabou por ser, contudo, intercetado por um defesa turco.

Foi só à entrada para o último quarto de hora do jogo que o Galatasaray mostrou sinais de querer empatar o jogo, num bom entendimento entre Garry Rodrigues e Gumus, com o último ficar àquem do que podia ter feito.

Frescura vinda do banco dá frutos

As substituições surtiram efeito na equipa da casa com bons apontamentos tanto de Óliver Torres como de André Pereira que entrou ao minuto 80 para o lugar de Otávio. Logo na primeira intervenção, André Pereira fez um grande passe para a desmarcação de Marega que rematou para mais uma boa intervenção de Muslera.

Esta jogada acabava por sublinhar o que já vinha sendo a tendência da segunda parte, que era de grande supremacia do Porto face à pouca inspiração turca.

Até ao apito final, viu-se uma grande capacidade de controlo do ritmo do jogo por parte do FC Porto que não perdeu qualidade nem na saída de bola nem na troca de bola no meio campo defensivo, o que acabou por tornar impossível a tarefa do Galatasaray de chegar à igualdade no marcador, fazendo valer o golo solitário do maliano Moussa Marega na partida.

Com este resultado o FC Porto divide agora o lugar cimeiro do grupo D com o FC Schalke 04 – têm ambos quatro pontos – equipa contra a qual começou esta caminhada na Champions League com um empate em solo germânico por 1-1. Segue-se o Lokomotiv de Moscovo, em solo russo, a 24 de outubro.

Sérgio Conceição: “Não há jogos fáceis”

Logo no início da conferência de imprensa que se seguiu ao encontro, Sérgio Conceição dedicou a vitória ao recém-lesionado Vincent Aboubakar, que tem pela frente uma longa paragem.

Sérgio Conceição era um treinador satisfeito no final.

Sérgio Conceição era um treinador satisfeito no final. Foto: FC Porto/Facebook

O técnico portista a sublinhar também o facto de “hoje em dia já não haver equipas fracas na Champions”, referindo até que equipas de países como “a Turquia e a Grécia já não se acanham como antigamente, visto já terem jogadores com grande experiência em grandes palcos”.

Já no aspecto mais tático do jogo Sérgio Conceição reiterou que Marega é um jogador completamente diferente de Aboubakar e de Soares, visto que “oferece mais mobilidade à equipa”. Nem tudo correu de feição e treinador português não o escondeu frisando que “na primeira parte faltou disponibilidade por parte do meio campo em receber a bola”, algo que na sua opinião foi corrigido na segunda parte.

Por último Sérgio Conceição elogiou as boas entradas de Óliver Torres e de André Pereira no jogo, referindo ainda que ficou satisfeito com a “vitória e com a dinâmica da equipa”.

Fatih Terim: “Banco do FC Porto tem mais soluções”

O treinador turco turco desvalorizou a derrota argumentando que a sua equipa ainda tem “mais quatro jogos pela frente”. Fatih Terim acredita que a equipa turca “vai continuar a crescer”, apontando para resultados positivos nesta prova e mantendo a esperança na passagem para a próxima fase.

O veterano treinador realçou também o facto de o “FC do Porto ter um plantel com mais soluções do que o Galatasaray”, pelo que as dificuldades já eram de esperar neste jogo da Liga dos Campeões.

Artigo editado por Filipa Silva