O FC Porto foi ao terreno do Lokomotiv de Moscovo, esta quarta-feira, vencer os russos por 3-1, num jogo marcado pelos erros defensivos de ambas as equipas.

Iker Casillas salvou a equipa portuguesa de sofrer o primeiro da partida aos 10 minutos, ao defender uma grande penalidade de Manuel Fernandes. Dezasseis minutos depois, e também da marca dos onze metros, foi Marega quem abriu o marcador. Hector Herrera dilatou a vantagem de cabeça. Antes do intervalo, Anton Miranchuk reduziu, mas Jesús Corona repôs a margem de dois golos após a pausa.

Sérgio Conceição viu-se privado de Tiquinho Soares, por não estar inscrito na Liga dos Campeões, e de Vincent Aboubakar, por lesão, e colocou Marega a ponta de lança. Em relação ao jogo contra o SL Benfica na Luz, Tiquinho deu lugar a Jesús Corona no “onze” para formar trio ofensivo com Brahimi e Marega.

A boa prestação de Óliver Torres na Taça de Portugal, frente ao Vila Real, valeu-lhe a titularidade. Otávio foi o sacrificado. Já o “poker” de Adrián não foi suficiente para colocar o avançado espanhol no onze dos dragões.

Quem não marca, sofre

O Porto entrou na partida com mais posse de bola e a controlar o jogo no terreno adversário. Apesar do domínio, a primeira oportunidade foi para o Lokomotiv de Moscovo. Maxi perdeu a bola, mas o ataque dos russos terminou com um remate bloqueado pela defesa portista.

Aos 10 minutos, Alex Telles fez falta na grande área sobre Aleksey Miranchuk e concedeu grande penalidade. Manuel Fernandes bateu forte e colocado, mas Casillas negou o golo ao português.

Pouco depois, o lateral brasileiro dos dragões tentou redimir-se no ataque. Alex Telles cruzou para Marega, mas o maliano não consegui enquadrar o remate.

Ao minuto 19, grande jogada individual de Anton Miranchuk. O russo causou o caos com um cruzamento na área portista, que terminou com Alex Telles a tirar a bola de Éder, que se preparava para rematar.

O FC Porto acabou por chegar ao golo, após Eder abalroar Felipe na área dos russos. Ao contrário de Manuel Fernandes, o Marega não perdoou e marcou o primeiro dos dragões na partida, aos 26 minutos.

O Lokomotiv tentou reagir, mas nunca pareceu muito capaz de penetrar a defesa portista. Manuel Fernandes tentou a sorte de longe, contudo, a bola subiu demasiado.

No outro lado do campo, a equipa de Sérgio Conceição foi eficaz no aproveitamento das oportunidades que teve para alargar a vantagem sobre a equipa russa. Aos 35 minutos, após grande jogada individual no flanco direito, Jesús Corona cruzou e Herrera desviou de cabeça para o segundo golo do FC Porto.

Reação contida pelos dragões

O Lokomotiv reagiu rapidamente à desvantagem, com a “ajuda” da defesa portista. Eder Militão perdeu a bola e permitiu a Aleksey Miranchuk servir o irmão. Anton rematou colocado, sem hipótese para o guarda-redes azul e branco. Com 2-1 no placa, os ferroviários continuaram a pressionar a defesa portista até ao final da primeira parte, mas sem conseguir o empate.

O FC Porto voltou do balneário com outra energia e não desperdiçou a primeira oportunidade da segunda parte. Num contra-ataque, Brahimi descobriu Jesús Corona com um passe diagonal milimétrico. O extremo mexicano não perdoou e fuzilou para o terceiro golo dos dragões.

Errar sem sofrer golo

Os azuis e brancos viram-se com uma vantagem de dois golos, adormeceram e permitiram algumas jogadas de perigo aos russos. Primeiro, Igor Denisov atirou ao lado, após passe de Éder. Depois, o ponta de lança português colocou a bola no fundo da baliza, após uma defesa incompleta de Casillas ao remate de Manuel Fernandes, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Aos 65 minutos, um mau atraso de Felipe quase custou caro à equipa portuguesa, mas Casillas antecipou-se ao jogador do Lokomotiv e afastou o perigo.

A defesa russa também acabaria por errar. Brahimi recuperou a bola perto da área adversária e ensaiou um remate rasteiro para defesa fácil de Guilherme.

Jogar com mais um e terminar por cima

O Lokomotiv viu-se a jogar o último quarto de hora com menos um. Solomon Kvirkvelia foi expulso, após um carrinho sobre Herrera, que seguia isolado. O médio mexicano bateu o livre, que passou a rasar o poste.

Aos 79, Alex Telles soltou uma bomba de fora área e obrigou o guardião do Lokomotiv a uma defesa difícil.

Com as substituições e a jogar com mais um, o Porto conseguiu controlar o jogo até ao final e criar algumas oportunidades de perigo. A mais notável resultou de uma combinação entre Adrián e Bazoer. Os recém-entrados combinaram bem na área russa, mas o holandês chutou muito ao lado.

A vitória dos dragões e o empate a zero entre Schalke 04 e Galatasaray catapultaram a equipa de Sérgio Conceição para o primeiro lugar do grupo D, à terceira jornada da Liga dos Campeões. O FC Porto tem agora sete pontos, mais dois que os alemães, mais três que os turcos. O Lokomotiv ocupa a última posição do grupo, sem qualquer ponto somado e é o próximo adversário dos dragões. A quarta ronda está marcada para o dia 6 de novembro.

“Fomos superiores, sem dúvida”

Sérgio Conceição mostrou-se feliz com a exibição, mas criticou alguns erros da equipa. “Foi um jogo em que fomos superiores, não há a menor dúvida. Em certos momentos do jogo, numa ou outra situação, não gostei tanto. Houve um ou outro erro que normalmente não cometemos.”

Quando questionado sobre a liderança do grupo D da Liga dos Campeões, o treinador dos azuis e brancos voltou a realçar que “o equilíbrio continua”. O técnico portista admitiu ainda que a equipa já tem os olhos postos no Feirense [adversário do próximo domingo], “que vai ser um jogo difícil”.

Artigo editado por Filipa Silva