O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vai estar na Invicta, esta sexta-feira, para participar na primeira cerimónia de entrega de bicicletas do projeto U-Bike aos estudantes, funcionários, docentes e investigadores da Universidade do Porto (UP) selecionados para participarem no programa.

Na cerimónia, na qual estará também o reitor António de Sousa Pereira, e o secretário de Estado da Mobilidade, José Mendes, vão ser entregues “20 a 30 bicicletas”, de acordo com fonte da Reitoria.

Na estrada, está já uma dezena de bicicletas, entregues a título experimental há pouco mais de um mês.

No total, a Universidade do Porto deverá colocar ao serviço da comunidade académica 265 bicicletas, 220 elétricas e 45 convencionais.

A entrega será feita à medida que a UP receba os veículos de duas rodas, estimando que todas estejam em circulação no próximo trimestre, “o grosso delas até ao final do ano”, referiu a mesma fonte.

A atribuição das bicicletas foi feita por concurso. Os utilizadores – a maior parte estudantes, mas muitos também funcionários, docentes e não docentes – vão poder usar o velocípede por períodos de seis, nove e 12 meses, sendo requerido que façam uma média diária de sete quilómetros.

“Todos os quilómetros são monitorizados por uma plataforma exclusiva da Universidade do Porto, que permite controlar todos os dados, nomeadamente o impacto ambiental positivo do projeto” o que será feito pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP), lê-se numa nota de imprensa enviada pela instituição.

O objetivo do projeto, que decorre a nível nacional em 15 instituições de ensino superior, é contribuir para a redução da emissão de gases com efeito de estufa e promover a mobilidade ciclável e sustentável entre as comunidades académicas do país.

O projeto U-Bike Portugal foi anunciado em setembro de 2016, e sofreu atrasos no entretanto.

O projeto U-Bike Portugal é uma iniciativa promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

“Prevê-se que sejam percorridos de bicicleta mais de 2,4 milhões de quilómetros, resultando numa poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO”, refere ainda o comunicado da UP.

Luís Pimenta, do IMT, e José Guedes, da Comissão Diretiva do POSEUR, também marcam presença numa cerimónia com arranque marcado para as 11h45 de sexta-feira, na Reitoria da Universidade do Porto.