Com as temperaturas a descer, resolvemos montar a cavalo. Fomos espreitar uma loja de ferragens que agora também é cafetaria, falamos com os estudantes sobre a provável redução das propinas e ainda tivemos tempo para descobrir mais uma expressão escondida pelas ruas do Porto.

No “Fora de Jogo” desta semana resolvemos ser um pouco menos convencionais e visitamos o Centro Equestre da Maia. A trote – que a galope ainda não lhe apanhamos o jeito – fomos descobrir a importância que os cavalos podem ter nas nossas vidas. Descobrimos que são bem mais parecidos connosco do que pensávamos.

“Antigamente Aqui” só se vendiam ferragens. Agora, na Bernardino Francisco Guimarães também há uma cafetaria. A loja, que passou de geração em geração, é agora gerida por três mulheres. Aproveitamos, ainda, para descobrir a história do Pátio do Bonjardim.

As propinas do Ensino Superior vão, ao que tudo indica, passar a ter um teto máximo de 856 euros – assim seja aprovada a medida de redução proposta no Orçamento do Estado atualmente em discussão no Parlamento. Neste programa, andamos “À Boleia” da medida para conhecer as opiniões dos estudantes sobre a matéria.

Para terminar, fomos para as ruas da Invicta perguntar quem sabia o que quer dizer a expressão “mandar uma traulitada direta à caixa dos fusíveis”. Se também não conheces o seu significado, fica atento ao “Portuquês” e acrescenta mais um item ao teu vocabulário.