Nasceu no verão e conta já com 30 voluntários. A ideia para a criação da Juventude da Cruz Vermelha de Felgueiras partiu de várias pessoas, uma delas José Nuno Teixeira, que contou ao JPN como se concretizou a ideia. “A Juventude da Cruz Vermelha surgiu entre julho e agosto de 2018. A proposta foi feita à delegação de Felgueiras, e foi aceite, e teve também o parecer positivo da Juventude CVP Nacional. Mais tarde convidei algumas pessoas para pertencer a este projeto e a partir daí fomos reunindo esforços e organizamo-nos em coordenadores e voluntários”.

É uma instituição nova em Felgueiras, mas a Juventude da Cruz Vermelha é um projeto já espalhado um pouco por todo o país (há 171 estruturas esta natureza). Perto de Felgueiras há “a delegação de Santo Tirso, de Guimarães ou de Braga”. “Praticamente, onde exista uma delegação ou um centro humanitário da Cruz Vermelha, existe também um órgão da Juventude, embora ainda haja um “longo caminho por percorrer”, revela José Nuno.

Mesmo sendo recente, o núcleo já desenvolveu vários projetos. Há o banco de voluntariado, “para quem quiser fazer voluntariado pontualmente”, mas também outras iniciativas.

Uma delas é a Loja Social, que consiste “na recolha de bens, sejam alimentares, roupas ou brinquedos, que depois são escoados para as famílias mais necessitadas” do concelho. A Loja Social não se limita a “dar às pessoas que efetivamente fazem os pedidos junto da delegação e que não têm mesmo possibilidades”. O projeto tem também uma vertente mais comercial, com a venda de “alguns artigos à troca do que a pessoa quiser dar, numa espécie de donativo” e com a realização de pequenas feiras. De acordo com José Nuno Teixeira, é uma forma da organização conseguir “financiamento para outros projetos”.

Para além da Loja Social, a Juventude também se dedica à sensibilização para o voluntariado junto das escolas. Assim surgiu o Projeto Ativa-te, que “tem como objetivo incentivar os alunos a elaborar um projeto de voluntariado”. “Divide-se em quatro fases: a primeira é pensar numa temática, a segunda é debater sobre essa temática, a terceira é pôr essa temática em prática e a quarta é fazer a avaliação final”.

Também direcionada para os jovens é a ferramenta educativa EuropAlien, criada no âmbito do Play4Change. “É basicamente um jogo em que os aliens invadem a Europa e que foi criado para trabalhar com jovens institucionalizados, ou seja, em cadeias de menores”, afirma José Nuno. Com este projeto, pretende-se despertar o espírito de entreajuda entre os jovens marginalizados. “É um jogo de tabuleiro que sai um bocadinho do âmbito dos outros jogos; em vez de ser um jogo de competição, é um jogo de cooperação. Os jovens unem-se para salvar a Europa, baseando-se nas oito prioridades da União Europeia para a Juventude”, acrescenta.

Mas o núcleo não se dedica apenas à faixa etária mais jovem. Com o envelhecimento cada vez maior da população portuguesa, é também importante dar apoio aos mais velhos, e a iniciativa “Unir Gerações e Partilhar Saberes” veio dar resposta a este problema. O projeto “é intergeracional, ou seja, juntam-se os jovens com os idosos”. “Fazemos visitas aos lares e também trabalhos manuais. Queremos juntar o saber dos idosos, que são pessoas com muita experiência, com os jovens, e daí tirar algum fruto”, diz José Nuno Teixeira.

Estando ligada à Cruz Vermelha, a Juventude já conta com o apoio dessa organização, mas as parcerias não se ficam por aí. José Nuno Teixeira explica: “as parcerias vão-se estabelecendo de acordo com as necessidades do trabalho que vamos fazendo. Por exemplo, quando visitamos alguns lares ou quando fazemos algumas iniciativas nas escolas, essas entidades acabam por se tornar nossas parceiras, pela forma como nos acolhem e mesmo através dos financiamentos dos projetos”.

O Natal aproxima-se e, sendo uma época ligada à solidariedade, a Juventude da Cruz Vermelha de Felgueiras vai estar bastante ocupada. “Já temos algumas visitas aos lares programadas. Está também a decorrer agora a entrega de cabazes e vamos ainda apresentar o Corpo Europeu de Solidariedade nalgumas escolas do concelho”.

Enquanto grupo de voluntariado de Felgueiras, a Juventude está familiarizada com as carências mais comuns no concelho. “Nós queremos abordar todas as problemáticas que a cidade possa ter. Ainda não temos um projeto para todas as temáticas, mas vamos começar a ter, é esse o nosso objetivo. Queremos sensibilizar os jovens e conseguir atraí-los ao mostrar que o projeto tem valor, para que os jovens de Felgueiras queiram ser participativos na sociedade”, afirma Cristiano Silva, outro dos líderes da organização, ao JPN.

“A nossa principal missão é capacitar os jovens enquanto agentes de mudança positiva. (…) Os jovens são o futuro, e ao trabalhar com eles é muito mais fácil assegurar que se vai trabalhar nos problemas que possam surgir futuramente”, remata José Nuno.

A Juventude da Cruz Vermelha de Felgueiras está a recrutar novos voluntários até dia 16. Os interessados podem inscrever-se aqui.

Artigo editado por Filipa Silva