Às 21h30 de sábado, o Grande Auditório do Teatro Municipal Rivoli abriu as portas para a cerimónia de entrega dos prémios da quinta edição do Porto/Post/Doc. Dos mais de 130 filmes presentes no festival, cinco destacaram-se na edição deste ano e foram premiados por celebrarem o cinema do real.

“The Kamagasaki Cauldron War” foi o grande vencedor da Competição Internacional. O retrato fiel da sociedade nipónica atual valeu a Leo Sato os três mil euros do prémio principal. Dos restantes 13 filmes que competiram nesta categoria, salientam-se “Hamada” de Eloy Domínguez Serén e “Fausto” de Andrea Bussman.

“Hamada” garantiu ao seu realizador o prémio Companhia das Culturas para melhor realizador da Competição Internacional. Por sua vez, “Fausto” recebeu uma menção honrosa. Na Competição Internacional contavam ainda dois filmes portugueses, mas nenhum deles foi destacado pelo júri composto por especialistas do cinema de todo o mundo.

Quanto ao cinema nacional, a Competição Cinema Novo contou com sete primeiras obras, realizadas por estudantes de universidades e politécnicos do país. Nesta categoria, o grande prémio foi para “No Ângulo das Ruas”, filme de 30 minutos da autoria de Inês Alves, que explora a história e a evolução da comunidade moçambicana e do seu país. Outro filme destacado nesta categoria foi “Tabu, Propriedade Privada”, de Maria Ganem, o qual recebeu uma menção honrosa.

Os estudantes de escolas e academias artísticas portuguesas também tiveram a sua voz na entrega de prémios. O prémio Teenage foi atribuído a “A Volta Ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos”, por um júri composto por cerca de 15 estudantes. No filme de Aya Koretzky, é recontada a viagem do pai da realizadora à volta do mundo através de uma recolha de vídeos e fotos, o que traz de volta a sociedade nipónica ao palco do Porto/Post/Doc.

Por último, o Prémio Arché, o qual distingue o melhor projeto apresentado na oficina Arché, foi parar às mãos de David Tena Reiff por “Aiguallum Lamparo”.

A entrega dos prémios teve lugar no Teatro Municipal Rivoli, um dos espaços onde decorreu, pelo quinto ano consecutivo, o festival de cinema do real Porto/Post/Doc. O festival terminou este domingo e estará de regresso em 2019.

Artigo editado por Filipa Silva