No segundo semestre de 2018, nove faculdades da Universidade do Porto (UP) foram a eleições para escolher os respetivos diretores para o mandato 2018-2022.

O novo ciclo foi aberto em finais de junho, com a eleição de António Manuel Fonseca para diretor da Faculdade de Desporto e vai estender-se pelo menos até abril do próximo ano.

O último diretor a ser eleito foi Pedro Graça. O professor associado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) foi eleito pelo Conselho de Representantes daquela instituição a 3 de dezembro e vai tomar posse na próxima quarta-feira, dia 12.

No mesmo dia, António Sousa Pereira, Reitor da UP, vai dar posse a João Pedro Xavier que será o novo diretor da Faculdade de Arquitetura.

Além da FADEUP, FCNAUP e FAUP, já se realizaram eleições na Faculdade de Medicina (FMUP), na Faculdade de Engenharia (FEUP), na Faculdade de Belas Artes (FBAUP), na Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP), no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP).

Com exceção dos diretores da FEUP, João Falcão e Cunha, e da FMDUP, Miguel Pinho, todos os diretores eleitos vão cumprir um primeiro mandato.

De entre os estreantes, em Belas Artes fez-se história com Lúcia Almeida Matos, que tomou posse há cerca de duas semanas, a tornar-se a primeira mulher a liderar aquela instituição em 200 anos de historia, isto é, desde a fundação da Academia Portuense de Belas Artes, precursora da atual FBAUP.

Sobram cinco instituições, onde os processos eleitorais ainda decorrem ou vão abrir. Na Faculdade de Letras, as candidaturas ao cargo podem ser apresentadas até dia 17 deste mês, não havendo ainda data para a eleição; o mesmo se passa na Faculdade de Direito, mas aqui é seguro dizer que a eleição só ocorrerá em 2019 uma vez que o prazo de candidaturas ao lugar estende-se até 2 de janeiro.

As faculdades de Ciências e de Farmácia ainda não têm calendários eleitorais fechados, sendo expectável que a escolha dos diretores se faça no decurso do primeiro trimestre de 2019.

Em Economia, o processo deve cair em abril ou maio do próximo ano, uma vez que o mandato do atual diretor começou em abril de 2015.

Na Universidade do Porto dá-se, assim, seguimento ao ciclo eleitoral que normalmente começa com a eleição do Conselho Geral – o atual foi eleito em junho de 2017 -, a que se segue a eleição do Reitor – o atual foi eleito em abril de 2018.

Em paralelo ou no seguimento, realizam-se eleições para os Conselhos de Representantes das faculdades que, por sua vez, têm a missão de eleger o(a) diretor(a) das suas unidades por um mandato de quatro anos.

Eleições de diretores em 2018

Pedro Graça Foto: Egídio Santos/UP

FCNAUP

Eleito: Pedro Graça
Professor associado da FCNAUP
Sucede a Pedro Moreira
Eleito a 3 de dezembro
Tomada de posse a 12 de dezembro

João Pedro Xavier Foto: Ana Neiva

FAUP

Eleito: João Pedro Xavier
Professor associado com agregação da FAUP
Sucede a Carlos Guimarães
Eleito a 28 de novembro
Tomada de posse a 12 de dezembro

Henrique Cyrne de Carvalho Foto: ICBAS

ICBAS

Eleito: Henrique Cyrne de Carvalho
Professor catedrático do ICBAS
Sucede a António Sousa Pereira
Eleito a 5 de novembro
Tomada de posse a 3 de dezembro

Lúcia Almeida Matos Foto: FBAUP

FBAUP

Eleita: Lúcia Almeida Matos
Professora associada da FBAUP
Sucede a José Paiva
Eleita a 17 de outubro
Tomada de posse a 28 de novembro

Luísa Faria Foto: DR

FPCEUP

Eleita: Luísa Faria
Professora associada com agregação da FPCEUP
Sucede a José Alberto Correia
Eleita a 31 de outubro
Tomou posse a 20 de novembro

Altamiro da Costa-Pereira Foto: DR

FMUP

Eleito: Altamiro da Costa-Pereira
Professor catedrático da FMUP
Sucede a Maria Amélia Ferreira
Eleito a 4 de outubro
Tomada de posse a 14 de novembro

Miguel Pinho Foto: U.Porto

FMDUP

Eleito: Miguel Pinto
Professor catedrático da FMDUP
Reeleito
Eleito a 22 de outubro
Tomada de posse a 29 de outubro

João Falcão e Cunha Foto: DR

FEUP

Eleito: João Falcão e Cunha
Professor catedrático da FEUP
Reeleito
Eleição a 14 de setembro
Tomada de posse a 16 de outubro

António Manuel Fonseca com o Reitor Foto: FADEUP

FADEUP

Eleito: António Manuel Fonseca
Professor catedrático da FADEUP
Sucede a Jorge Olímpio Bento
Eleito a 22 de junho
Tomou posse a 3 de julho