O Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020, mais conhecido por Norte 2020, anunciou esta segunda-feira a abertura de um concurso que visa incentivar a contratação de recursos humanos qualificados por parte de micro, pequenas e médias empresas, de acordo com a informação enviada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) às redações.

Os promotores podem agora candidatar-se, no próximo ano, a um apoio que “financia em 50 por cento os custos salariais” destes recursos humanos durante um “período máximo de 36 meses”.

“No total, prevê-se a aplicação de 10 milhões de euros do Fundo Social Europeu para a contratação de licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorado”, refere a mesma fonte.

Contribuir para elevar as competências das empresas em domínios como a qualificação, internacionalização e investigação, são os objetivos, devendo a contratação ser enquadrada “na estratégia de inovação da empresa”.

“Na análise das candidaturas, será dada prioridade a projetos alinhados com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região do Norte, que identifica como nucleares os setores da cultura, criação e moda, sistemas avançados de produção, sistemas agroambentais e alimentação, bem como indústrias da mobilidade e ambiente”, informa a CCDR-N.

O financiamento a conceder prevê, ainda, como limites salariais mensais, dos recursos humanos a contratar, um mínimo de 1.500 euros e um máximo que pode ir até aos 3.209,67 euros para os trabalhadores com doutoramento ou pós-doutoramento.