Há novidades para a terceira edição do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. O certame, que acontece entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro no Teatro Rivoli e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vai ocupar também a Casa das Artes  e a Reitoria da Universidade do Porto. É neste espaço que será feita uma sessão de antecipação em data a ser anunciada, onde serão exibidos alguns filmes da edição anterior.

Partindo do tema “o lugar”, o festival apresenta uma seleção de cerca de 50 filmes quase todos inéditos em Portugal, numa competição em que as longas-metragens e curtas-metragens internacionais serão avaliadas por três júris.

O alinhamento, divulgado esta terça-feira em conferência de imprensa, está pensado para as várias faixas etárias. Poderão ser vistos filmes como o documentário francês “A Ilha do Tesouro”, “Mary e a Flor de Feiticeira”, uma história de fantasia de Hiromasa Yonebayashi, antigo realizador do Studio Ghibli  e “No Meu Quarto”, uma compilação de diários de Youtube de jovens de todo o mundo.

Nesta edição, mantém-se a iniciativa “O Meu Primeiro Filme”, que leva ao festival três personalidades portuenses para introduzir uma sessão com um filme da sua infância e falar sobre as suas primeiras memórias relacionadas com o cinema. O geógrafo e escritor Álvaro Domingues, a realizadora Luísa Sequeira e a arquiteta Filipa Fróis Almeida apresentarão “Os Salteadores da Arca Perdida”, “A História Interminável” e “Tempos Modernos”.

Alguns dos filmes a concurso foram escolhidos por crianças e jovens dos seis aos 18 anos, no âmbito da iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema!”, em que participaram alunos de quatro escolas básicas e secundárias do Porto.

Os mais novos são, aliás, os principais júris do IndieJúnior – é a eles que cabe a decisão de atribuir o Prémio do Público através de uma votação feita no final de todas as sessões. Os outros galardões são o Grande Prémio IndieJúnior Allianz, composto por três figuras do Porto, e o Prémio Escolas para Melhor Filme,  decidido por três jovens de escolas portuenses.

Além dos filmes em competição, o festival tem agendadas sessões para bebés, oficinas para toda a família, o debate “Youtubers: do meu quarto para o mundo” e a exposição “O meu lugar preferido”, uma mostra de fotografia que retrata os lugares prediletos dos pequenos espectadores.