A receção do Sporting CP ao FC Porto terminou num empate a zero. O clássico caracterizou-se por muitas faltas e paragens de jogo, consequências de uma disputa intensa pela bola. No final, a qualidade da partida ficou aquém das expetativas.

O FC Porto apresentou-se em Alvalade com a hipótese de chegar às 19 vitórias consecutivas. O Sporting tinha de encurtar distâncias para os seus rivais. Sérgio Conceição e Marcel Keizer apostaram nas equipas habituais. Destaque para a presença de Pepe no banco portista.

Guerra Fria

A primeira parte do jogo revelou duas equipas que se anularam mutuamente. O Sporting encontrava-se mais recuado no terreno do que o normal, uma estratégia que dificultou a exploração da profundidade por parte dos “dragões”.

A partida prosseguia sem nenhum dos lados causar perigo efetivo. Os visitantes fizeram mais aproximações à baliza contrária, porém, o conjunto leonino teve as melhores oportunidades, mesmo que estas não fossem flagrantes.

Nani, aos 33 minutos, recebeu na grande área um cruzamento do lado direito e rematou cruzado. Felipe serviu como pronto-socorro e removeu a bola da zona de perigo. Já no término da primeira metade, Bas Dost apanhou a bola na meia lua e rematou de primeira à figura de Iker Casillas.

Muito coração, pouca cabeça

No regresso dos balneários, o jogo beneficiou de uma maior intensidade. As lesões dos laterais-direitos de ambas as equipas obrigaram a mudanças táticas. O FC Porto mudou de sistema para um 4-3-3, facto que ajudou a equipa a causar maior perigo.

Soares aos 56′ e Marega aos 60′ poderiam ter mudado o resultado no marcador, contudo, os dois avançados azuis e brancos desperdiçaram as oportunidades. Mais tarde, Brahimi surgiu à entrada da grande área do Sporting e rematou ao lado da baliza.

A equipa da casa respondeu depois dos 70 minutos. Gudelj rematou do meio-campo, obrigando Casillas a executar a melhor defesa da partida. Pouco depois, Bas Dost saltou, isolado na área, para cabecear a bola ao lado da baliza portista.

Os últimos 15 minutos da partida foram disputados com as equipas partidas e a jogar com garra, não obstante a falhar na definição das jogadas. De realçar que os “dragões” arriscaram mais na reta final, sendo que a equipa da casa optou por uma atitude mais conservadora.

Hugo Miguel, árbitro da partida, confirmou o nulo no marcador aos 95 minutos. Os jogadores encontravam-se estafados após um clássico duro, faltoso e que não deslumbrou pela qualidade técnica, compensando na intensidade da disputa pela bola.

“Não foi muito bem jogada”

Depois do final do jogo, ambos os treinadores demonstraram insatisfação pelo resultado alcançado.

Marcel Keizer considerou o resultado “justo”, mas admitiu que não era o que queriam. Apesar do lugar desfavorável na classificação, o técnico holandês defendeu que continuam a existir “quatro candidatos ao título”.

O líder azul e branco admitiu que queria “ganhar o jogo”. Sérgio Conceição avaliou a partida como competitiva, porém, reforçou que “não foi muito bem jogada“.

Com este resultado, o FC Porto mantém a liderança da Liga NOS, com cinco pontos de vantagem para o SL Benfica. O Sporting continua a oito pontos do primeiro lugar.

Ambas as equipas voltam a jogar a meio da semana, em partidas a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Os “dragões” jogam contra o Leixões na terça-feira, enquanto a equipa “leonina” defronta o Feirense na quarta-feira.

Artigo editado por Filipa Silva