Criada a 27 de agosto de 1919, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) prepara-se para comemorar o seu centenário este ano. A celebração arranca na sexta-feira, 18, com a primeira das “Conferências do 19programadas para assinalar a efeméride.

A partir das 18h00, no Anfiteatro Nobre, será a diretora da instituição, Fernanda Ribeiro, a moderar a conversa com Jorge Fernandes Alves, professor da FLUP, que vai contextualizar historicamente a instituição, evidenciando, entre outros aspetos, o papel que as Letras tiveram nas universidades em que foram criadas.

A partir das 19h00, no mesmo dia, será inaugurada a exposição “20 anos: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa” no átrio e Biblioteca Central da FLUP.

No programa de comemorações, estão ainda planeadas mais duas “Conferências do 19”: uma a 19 de fevereiro, no Salão Nobre da Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, com Armando Malheiro, do Departamento de Ciências da Comunicação e Informação, a abordar o conturbado período político da época de criação da FLUP. A moderação fica a cargo de Pedro Vilas Boas Tavares, dos Estudos Portugueses e Românicos.

Um mês depois, a 19 de março, Luís Miguel Duarte, do Departamento de História, vai falar sobre “A Faculdade de Letras do Porto e a História de Portugal dita ‘de Barcelos’”, com Eugénio dos Santos, professor aposentado da FLUP, a moderar.

Sem data, mas também na agenda, está a exposição “Culturas e Geografias: 100 anos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto” que promete mostrar ao grande público, no Museu da História Natural e da Ciência da UP exemplares “de um valioso espólio, constituído por coleções de distintas culturas e geografias, que remontam às primeiras civilizações da história da humanidade”, revela a instituição numa nota enviada às redações.

Para junho, a 25 e 26, está agendado um colóquio internacional “As Letras entre a tradição e a inovação”.

A FLUP foi criada pela Lei nº 861 de 27 de agosto de 1919, oito anos depois de a jovem I República Portuguesa ter criado a Universidade do Porto. A instauração de uma ditadura militar em 1928 conduziria ao fecho desta instituição por um largo período de tempo, voltando a FLUP a reabrir apenas em 1961. A escola já teve diversas casas, tendo o seu “quartel-general” na Via Panorâmica desde 1996.