“Uma programação paritária e eclética que reflete os tempos em que vivemos”. Assim descreve a organização o alinhamento completo do NOS Primavera Sound 2019 revelado ao público no final da manhã desta quarta-feira, no site oficial do evento.

Os cabeças de cartaz estão identificados e distribuídos pelas três noites do evento, que decorre de 6 a 8 de junho, pela oitava vez, no Parque da Cidade do Porto.

Assim, a noite inaugural ficará marcada pelo regresso aos palcos do post-rock dos Stereolab e ainda pela presença de Solange, a cantora de R&B, irmã da estrela planetária Beyoncé, mulher de vários talentos e dona de uma discografia em nome próprio.

Para a noite de sábado, a energia reggaeton do colombiano J Balvin promete mexer com as aves, com a noite a fechar, no que a cabeças de cartaz diz respeito, num registo totalmente diferente com os Interpol.

A noite de encerramento, volta a ser das senhoras, com Erykah Badu e a jovem espanhola Rosalía, rosto do muito aplaudido “El Mal Querer”, que traz pela primeira vez à Invicta o seu flamengo enxertado de múltiplas influências.

Jarvis Cocker (Pulp), Jorge Ben e James Blacke são outros destaques possíveis, mesmo que chegados de planetas musicais distintos, e haverá, como sempre, muito para descobrir (colocamos Snail Mail lá para o topo desse lote). Quanto aos artistas nacionais, a oferta também é diversa: vai do hip hop de Allen Halloween ao projeto de sucesso que tem levado pelo país Lena d’Água com Primeira Dama e a Banda Xita.

Eis o alinhamento completo dos mais de 70 artistas convocados para o Primavera deste ano:

6 de junho
Solange/ Stereolab
Jarvis Cocker introducing Jarv is/ Danny Brown/ Peggy Gou/
Yaeji/ Lizzo/ Tommy Cash/ Let’s Eat Grandma/ Mormor/ Ama Lou/ Christina Rosenvinge/ Job Jobse/ Nilufer Yanya/ Miya Folick/ Allen Halloween/ Photonz/ Mai Kino/ Roza Terenzi/ Dino D’Santiago

7 de junho
J Balvin/ Interpol
James Blacke/ Courtney Barnett/ Mura Masa/ Kali Uchis/
Liz Phair/ Sophie/ David August/ Sons of Kemet XL/ Fucked Up/ Jpegmafia/ Helena Hauff/ Shellac/ Aldous Harding/ Lisabö/ Jambinai/ Courtesy/ Surma/ Men I Trust/ Nubya Garcia/ Dr. Rubinstein/ Profjam/ Violet/ Jass/

8 de junho
Erykah Badu/ Rosalía
Jorge Ben Jor/ Modeselektor live/ Nina Kravitz/
Guided by Voices/ Neneh Cherry/ Low/ Kate Tempest/ Big Thief/ Joy Orbison/ Yves Tumor full band/ Snail Mail/ Lucy Dacus/ Tirzah/ Boddika/ Mikki Blanco/ Amyl and the Sniffers/ Hop Along/ Tomberlin/ Viagra Boys/ Mad Miran/ O Terno/ Lena d’Água e Primeira Dama/ Jackie

Os passes gerais para o NOS Primavera Sound estão à venda por 103 euros nos locais habituais. O voucher diário tem um preço de 56 euros. O ingresso tem de ser trocado por uma entrada para um dos dias do festival no prazo de um mês após a divulgação da programação por dias.