É assim desde janeiro de 2017. Na última quinta-feira de cada mês, três jovens cientistas apresentam ao público o seu trabalho de investigação de forma criativa e num contexto informal. No dia 31 de janeiro, será diferente, mas há razões para isso. O PubHD completa dois anos de atividade no Porto e faz a festa na Reitoria. O encontro arranca às 18h00 e decorre no Salão Nobre.

A Gala de Aniversário vai colocar em destaque doutorandos estrangeiros que desenvolvem as suas investigações em instituições de ensino do Porto. Diego Calvetti é um deles. O doutorando em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai falar sobre como melhorar e monitorar a produtividade de trabalhadores da construção civil.

Dornele Neves, que está a fazer o programa doutoral em Media Digitais, também na FEUP, abordará as mais recentes tendências em vídeo participativo, storytelling e literacia mediática.

Da área da saúde vem Naiara Neves, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, cuja investigação está relacionada com a perda dentária e as suas especificidades em doentes com insuficiência renal crónica.

E porque a cerimónia é de festa, o evento contará com um momento musical de harpa. As peças serão tocadas por Helena Lopes e Inês Francisco da Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Da Universidade do Porto marcam presença três vice-reitores: Pedro Rodrigues (Investigação, inovação e internacionalização); Maria de Lourdes Fernandes (Formação, organização académica e relações internacionais) e Fátima Vieira (Cultura, UPorto Edições e Museus).

O PubHD é um movimento internacional de divulgação científica que nasceu em Nottingham em 2014 e que chegou um ano depois à capital portuguesa. Filipa M. Ribeiro, Nuno Francisco e Ricardo Ferraz foram os responsáveis pela chegada da iniciativa ao Porto, em janeiro de 2017.