Está aberta uma nova fase de candidaturas ao Projeto U-Bike, que disponibiliza temporária e gratuitamente bicicletas aos membros da comunidade académica da Universidade do Porto (UP). Nesta segunda fase, vão ser entregues 115 bicicletas das 265 que a UP recebeu.

O processo de candidatura online já pode ser feito no site do Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP) e estende-se até dia 15 de fevereiro. A utilização de uma U-Bike é válida por um período de tempo que é escolhido pelo candidato (que vai dos seis aos 12 meses). O utilizador tem, igualmente, que percorrer uma distância média mínima de dez quilómetros por dia.

Até ao momento, das 265 bicicletas (220 elétricas e 45 convencionais) adquiridas pela UP, já foram entregues 106 equipamentos na primeira fase. As bicicletas convencionais começaram a ser distribuídas a 24 de setembro do ano passado e as elétricas a partir de 9 de novembro.

Segundo dados fornecidos pelo CDUP ao JPN, a distribuição da primeira fase revelou um equilíbrio entre o uso destes equipamentos por parte de estudantes (54) e professores e funcionários (52), embora o regulamento defina que o modo de distribuição das bicicletas deva atender à realidade da população da UP: 70% para estudantes, 10% para docentes e investigadores, 10% para pessoal não docente e 10% para bolseiros. Apesar de não ter tido um número suficiente de candidatos estudantes para cumprir essa distribuição na primeira fase, o CDUP espera que o cenário seja diferente nesta segunda etapa.

Este processo de atribuição das bicicletas tem sofrido vários atrasos. No entanto, o CDUP estima que as 115 bicicletas disponíveis para esta fase de candidaturas sejam distribuídas entre o final de fevereiro e o início de março deste ano.

O projeto U-Bike Portugal é uma iniciativa promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. Ao todo, mais de três mil foram distribuídas pelas 15 instituições de ensino superior do país envolvidas no projeto.