Em 2018, o abandono escolar situou-se nos 11,8%, o valor mais baixo de sempre, de acordo com os números divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em 2017, a taxa de abandono precoce da educação e formação era de 12,6%.

Em comunicado, o Ministério da Educação atribui estes resultados “em primeira instância, a todos os que trabalham diariamente nas escolas.” A redução do abandono escolar foi estabelecida pelo Ministério da Educação como um dos grandes objetivos da legislatura por ser considerado uma das grandes vulnerabilidades do sistema educativo português.

Por isso, a tutela promete continuar a apostar em medidas como o envolvimento dos agrupamentos de escolas e autarquias, o apoio tutorial específico para alunos em situação de insucesso e em risco de abandono ou o reforço do ensino profissional e a permeabilidade entre cursos.