Com 54 anos de idade e natural de Nazaré, Amílcar Falcão foi eleito, esta segunda-feira, pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC), para o cargo de Reitor. O professor catedrático da Faculdade de Farmácia da UC conta com uma trajetória extensa na instituição, tendo sido vice-reitor nos dois mandatos de João Gabriel Silva (2011-2019), a quem sucede a 1 de março.

No seu plano oficial de candidatura, Amílcar Falcão manifesta a intenção de reposicionar a Universidade de Coimbra “enquanto universidade de investigação”. “Só dessa forma conseguiremos ser verdadeiramente competitivos no panorama nacional e internacional”, afirma.

Para atingir os objetivos firmados na candidatura, o reitor eleito pretende trabalhar “nas mais variadas vertentes” a “começar por valorizar e cuidar da comunidade académica. Ouvir o que pensam os estudantes e valorizar as suas posições. Perceber e acompanhar as ambições do corpo técnico”, o que considera ser “o caminho mais curto para o aumento da eficiência” da instituição.

Em declarações ao jornal “Público”, no dia 4, Amílcar Falcão rejeitou que o seu projeto fosse de continuidade apesar de fazer parte da equipa reitoral em funções. “Sempre fui solidário [com o reitor], o que não quer dizer que não tenha havido divergências em algumas situações. Temos ideias diferentes”, afirmou.

É uma visão que vai ao encontro das expectativas da Associação Académica de Coimbra (AAC). O presidente da estrutura, Daniel Azenha, vê a eleição de Amílcar Falcão como algo positivo por ser alguém que faz parte do quotidiano da Universidade e é próximo do corpo estudantil.

Ao JPN, Daniel Azenha sublinha que a AAC luta por mais e melhores infraestruturas na universidade – das cantinas às residências, passando pelas instalações desportivas. Um acesso mais democrático ao ensino superior e o fim das propinas são algumas das medidas pelas quais vão lutar junto do novo reitor a partir da tomada de posse.

Investigação, internacionalização e investimento foram as palavras que nortearam os planos de ação dos quatro candidatos ao cargo de Reitor da Universidade de Coimbra. Três destes candidatos já eram funcionários da instituição: o agora eleito Amílcar Falcão; Ernesto Fernandes Costa (professor e um dos fundadores do Departamento de Engenharia Informática) e José Pedro Paiva (diretor da Faculdade de Letras). Em janeiro, também Duília de Mello (astrónoma brasileira, professora de Física e Astronomia na Universidade Católica de Washington) apresentou a sua candidatura com o mote da inovação e internacionalização da Universidade.

Yang Chen, professor na Universidade de Macau, foi o segundo candidato estrangeiro, mas retirou a candidatura a 14 de janeiro, como consta no edital lançado pela Universidade de Coimbra.

Esta segunda-feira, Amílcar Falcão foi eleito à segunda volta pelo Conselho Geral da UC. O orgão é constituído por 35 membros: 18 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos funcionários não-docentes e não-investigadores e dez personalidades de reconhecido mérito, externas à Universidade.

Artigo editado por Filipa Silva