A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto apresentou novas designações para os seus centros e uma nova comunicação digital.

O objetivo da mudança passa por dar mais destaque ao contexto geográfico de cada centro, em detrimento das áreas de atuação das empresas. Assim, os novos nomes são: UPTEC Asprela I (antiga UPTEC TECH), UPTEC Asprela II (antigo Centro de Inovação), UPTEC Baixa (antiga UPTEC PINC) e UPTEC Mar (não sofreu alterações).

Em 2019, a UPTEC faz 12 anos, mas foi no décimo aniversário que assumiram uma lógica de redefinição de estratégia, que culminou mais recentemente com o desenvolvimento de um novo design para o website. “Tivemos que nos reposicionar a nível de site porque é a nossa porta de entrada mundial”, adianta Clara Gonçalves, diretora executiva do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Uma das componentes que o novo sítio online oferece, segundo Clara Gonçalves, é a disponibilização de um portefólio de parcerias, que permite “aceder a empresas, que estão sediadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, de forma mais rápida e intuitiva.”

Há dois anos tinha sido introduzido também no seguimento desta mudança o programa “Indústrias UPTEC”. A iniciativa leva grandes empresas à instituição, duas vezes por mês, para desafiarem as startups e a comunidade de investigadores, mas também permite o inverso: que  investigadores e responsáveis pelas startups apresentem propostas às grandes entidades.

Desta forma, o propósito é “mais uma vez, atrair ou aproximar a realidade, quer das startups, quer da universidade, àquilo que é a realidade e as necessidades de desenvolvimento industrial”, diz a diretora executiva do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Criada em 2007, a UPTEC já apoiou mais de 550 projetos, graduou 73 empresas e tem, neste momento, 186 empresas incubadas.

Artigo editado por César Castro