O Jardim Botânico do Porto inaugurou a 24 de janeiro uma exposição inédita de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Para além de contar com mais de 300 livros, “Pour ma Sofie” reúne dedicatórias, postais e rasurados que celebram o centenário da poetisa, que gostava de ser tratada como poeta por considerar a designação feminina inferior.

No átrio principal da Galeria da Biodiversidade, estão oito dedicatórias a Sophia fotografadas pela artista russa Oxana Ianin. Entre alguns dos autores dos escritos consta José Saramago, Miguel Torga e Sebastião da Gama. No mesmo local, consta ainda um esqueleto suspenso de uma baleia azul, invocado no conto “Saga”, do livro “Histórias da Terra e do Mar”.

Na denominada “Sala de Jantar” figura um painel, construído por Oxana Ianin, que conta com cinco volumes em forma de harmónica. Aí podem ser vistas grande parte das capas dos livros de Sophia e mais dedicatórias.

Há ainda vitrines com livros rasurados por Sofia, postais recebidos e por enviar, fotografias, recortes de livros, bilhetes de espetáculos e ainda páginas com escritos inéditos da poeta. Estes últimos vão ser entregues, depois da exposição, à Biblioteca Nacional para serem estudados e integrados no espólio.

Todo o material de “Pour ma Sofie” foi encontrado nos últimos três anos pelo neto e curador da exposição, Martim Sousa Tavares, que assina também um texto sobre a exposição.

“Pour ma Sofie” pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, até dia 22 de fevereiro na Galeria da Biodiversidade do Jardim Botânico do Porto. A entrada é gratuita.

Artigo editado por César Castro

Artigo corrigido às 11h11 de 14 de fevereiro. “Jardim de Sophia” é a designação da programação comemorativa do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen e não um novo nome do Jardim Botânico do Porto como erradamente se referia.