Numa semana em que a violência no namoro foi notícia, o JPN esteve à conversa com a investigadora Margarida Teixeira, à margem da apresentação dos resultados do estudo “Violência no Namoro 2019”. A investigadora falou-nos  sobre o Art’themis+, um projeto de prevenção da violência de género nas escolas dinamizado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, desde o ano lectivo 2014/2015.

Ouvi um aluno dizer que a violência doméstica não existe, que o pai tinha dito que era uma mentira para as mulheres se fazerem de vítimas. Isso faz-me pensar nas turmas em que é necessário intervir com este projeto”, conta ainda Margarida Teixeira.

Para já, o projeto está implementado em 76 turmas de escolas dos distritos do Porto, Lisboa, Coimbra e Braga. E ainda em 22 turmas de escolas do Funchal, na Madeira. A UMAR deseja levá-lo a outros pontos do país.

Artigo editado por Filipa Silva