As faturas da Águas do Norte vão passar a indicar o consumo de água em litros. A mudança, anunciada em dezembro pela EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, previa a sua aplicação já a partir de janeiro, mas só este mês é que vai ser posta em prática. A Câmara Municipal do Porto (CMP) adianta que não haverá alterações na forma como a leitura é efetuada no contador e nem como o cliente a fornece.

O consumo passa assim a ser exibido “graficamente por uma gota no topo direito da primeira página da fatura”. Ainda segundo a CMP, a mudança de metros cúbicos para litros “pretende facilitar a interpretação, uma vez que a quantidade em litros é mais facilmente compreendida pela generalidade das pessoas”.

A medida veio na sequência de outras campanhas de sensibilização desenvolvidas pela Águas de Portugal. Promover a “utilização eficiente da água, que passa por consciencializar a população para o valor” e “para a importância de abandonar hábitos de desperdício” são os principais objetivos da mudança.

“Esta nova forma de apresentar os valores em litros pretende tornar mais claro para o consumidor qual foi o seu consumo, de modo a que tenha assim uma consciência mais precisa de quanto pode poupar”, lê-se no comunicado da Águas de Portugal.

A empresa calcula que, em média, o consumo doméstico diário ronde os 149,1 litros de água por pessoa. Com a nova medida, as famílias podem consultar o gasto de água na fatura e dividir pelo número de agregados “para saber se estão a gastar a mais ou a menos do que a média”.

Artigo editado por César Castro