O primeiro-ministro espanhol anunciou esta sexta-feira de manhã a convocação de eleições legislativas antecipadas para o dia 28 de abril. Esta será a terceira ida às urnas em Espanha em menos de quatro anos.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião do conselho dos ministros, em Madrid.

Na declaração que fez, Pedro Sanchez, que é primeiro-ministro há pouco mais de oito meses, garantiu que o “governo vai trabalhar até o último minuto da legislatura”.

Esta é a consequência esperada do chumbo da proposta orçamental do governo socialista por 191 dos 350 deputados, na passada quarta-feira.

Apenas 84 desse total fazem parte Partido Socialista Operário Espanhol(PSOE). O Partido Democrata Europeu Catalão e a Esquerda Republicana da Catalunha reprovaram as contas depois do Governo ter excluído das negociações com a Generalitat da Catalunha o direito à autodeterminação.

Pablo Casado, líder do Partido Popular, disse que está “contente” por ter vindo a fazer uma “oposição firme, eficaz e responsável.” Afirmou ainda que o povo espanhol passou “quase nove meses a pedir estas eleições.”

Artigo editado por Filipa Silva