Nos dias 27 e 28 de fevereiro, as portas da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vão estar abertas para estudantes e não estudantes estarem em contacto com 61 empresas e mais de 400 oportunidades de emprego e estágio.

Como já é habitual, a FEP Junior Consulting (FJC) volta a estar no centro das atenções com a 19ª edição do FJC Porto de Empregoorganizado em parceria com o Serviço de Desenvolvimento e Carreira da FEP.

Para além de visitarem os stands de exposição, os participantes vão poder conhecer as oportunidades de emprego ou estágio das empresas envolvidas e participar em sessões de entrevistas rápidas (“speed recruitment”). Ao JPN, Gonçalo Salazar Oliveira, responsável pela organização, fala num “crescimento contínuo” do evento.

“Speed recruitment”: 5 minutos para conquistar e ser conquistado

O “speed recruitment” consiste em entrevistas de 5 minutos entre 22 empresas e 22 estudantes, num sistema rotativo. “O participante está sentado na primeira mesa e troca para a mesa ao lado depois dos 5 minutos que se tem para convencer a empresa”, explica o membro da organização.

Os estudantes que vão participar na dinâmica já foram selecionados por dois ex-alunos da FEP, convidados pela organização. Apesar de não revelar o número de candidatos, Gonçalo Salazar Oliveira diz que as inscrições para esta modalidade ultrapassaram os números dos anos anteriores.

O speed recruitment é um dos pontos altos do FJC Porto de Emprego.

O “speed recruitment” é um dos pontos altos do FJC Porto de Emprego. Foto: FJC Porto de Emprego

Pedro Vilas, licenciado em gestão e antigo estudante da FEP, explica ao JPN que o FJC Porto de Emprego foi importante no seu início de carreira: “Surgiu a oportunidade de ir ao “speed recruitment”, onde tive um pitch de 5 minutos com várias empresas, mas não arranjei logo emprego”, conta. No entanto, os contactos que fez durante a experiência foram fundamentais para que fosse contactado e, mais tarde, contratado pela Deloitte.

Pedro Vilas vai mais longe e faz vários elogios a esta modalidade de entrevistas rápidas: “O “speed recruitment” é uma grande oportunidade para os estudantes estarem cara a cara com duas pessoas de uma empresa. É um namoro, como gosto de chamar, porque são 5 minutos em que tens que conquistar e ser conquistado pela empresa”, afirma o ex-aluno da FEP.

Mesmo não estando mais à procura de emprego, Pedro Vilas garante que este ano vai voltar, até porque “a feira também é boa para o negócio”, remata.

Empresas, empresas e mais empresas

A edição deste ano conta com a presença de 16 novos empregadores, como a Coca-Cola European Partners, a Galp ou a Worten, que se juntam às 35 empresas que já têm presença assídua na feira, entre as quais a Deloitte, que contratou Pedro Vilas.

A organização revela ainda que estarão ao dispor cerca de 40 vagas para estudantes de engenharia.

Gonçalo Salazar Oliveira revela que o feedback das empresas tem sido muito positivo ao longo dos anos. “As empresas sabem que há uma grande procura”, adianta. A organização espera que estejam presentes oito mil estudantes, mas não só até “porque a feira é aberta a outras pessoas”, finaliza.

Artigo editado por César Castro